Circuito Municipal de Cultura – Cultura em Movimento certificou os oficineiros e coordenadores do projeto

A comunidade do Monte Recôncavo recebeu os profissionais que ofertaram as oficinas do Projeto Circuito Municipal de Cultura – Cultura em Movimento, para uma certificação que também reuniu os coordenadores regionais, membros do Conselho Municipal de Cultura e autoridades municipais como o prefeito Evandro Almeida.

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura – SECULT, rendeu homenagens aos profissionais que se dedicaram a passar seus conhecimentos para a comunidade. Na mesa solene estiveram presentes: o prefeito Evandro Almeida; o secretário de Cultura Osman Ramos; a representante do Conselho Municipal de Politícas Culturais, Maria Bernadete Primo; o representante dos oficineiros, Luís Gustavo Damasceno; e, o coordenador regional Lourival Rodrigues, representando todos os demais coordenadores.

O Projeto Circuito Municipal de Cultura foi uma resposta à comunidade cultural através da escuta dos anseios da população durante a realização de rodas de conversas. Ao todo, foram certificados 30 oficineiros que levaram seus conhecimentos para 18 bairros do município de São Francisco do Conde. Entre os certificados pelo projeto estão cerca de 900 pessoas que puderam aprender sobre dança afro contemporânea, roda de capoeira, flauta doce, teatro, percussão, canto coral, dança e samba de roda, entre outros temas.

A Secretaria de Cultura estima que cerca de 1.500 pessoas foram envolvidas direta e indiretamente na realização do  Circuito Municipal de Cultura. Durante os discursos ficou clara a intenção do município de valorizar sua cultura.

Em nome do Conselho de Cultura, quero parabenizar a todos pela participação no projeto. O conselho está à disposição para apoiar todos os projetos colocados para comunidade cultural. Fazer cultura é muito sério. A cultura é o futuro de uma comunidade”, declarou a representante do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Maria Bernadete Primo.

“Todos os bairros foram contemplados com, pelo menos, duas oficinas e a gente se sente feliz, pois o projeto aconteceu como a gente pensou e os protagonistas deste evento foram vocês e os alunos. Foi muito gratificante envolver a comunidade dos bairros que antes estava esquecida”, agradeceu o secretário de Cultura, Osman Ramos.

“Eu nunca vi na história de São Francisco do Conde um projeto que beneficiasse várias famílias e crianças da nossa comunidade, como esse. Eu me senti tão importante pela oportunidade que a gestão me deu de fazer essa oficina”, salientou Silvia Neves, da Muribeca.

“Eu me sinto muito feliz em ver os coordenadores regionais trabalhando pelo seu povo. Eu havia prometido que este mandato seria para os bairros e nós estamos fazendo. Nós precisamos de pessoas com atitude e vocês estão fazendo acontecer. As coisas que dão certo, a gente não pode deixar acabar… Se esse projeto está dando certo temos que continuar e melhorar! Nós estamos acabando com essa distância que existe entre bairros e a sede, pois somos uma só São Francisco do Conde”, frisou o prefeito do município, Evandro Almeida.

O Projeto Circuito Municipal de Cultura visa possibilitar o convívio do cidadão franciscano a seus espaços públicos e com isso ofertar atividades artístico-culturais de qualidade. A ação, que conta com a parceria da Rede RC de Comunicação, proporciona um aprendizado baseado no fazer artístico, na criatividade e expressividade e no respeito pelas diferenças e pelas diferentes culturas.