Clima de festa toma o Espaço Viver com comemoração ao “Dia do Folclore”

01

Engana-se aquele que acha que idoso não pode ter atividades físicas, a prova disso em São Francisco do Conde são os idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI). Nesta quinta-feira, 22 de agosto, cerca de 200 idosos atendidos pelo Centro participaram das atividades em homenagem ao “Dia do Folclore”. O evento foi uma promoção do CCI, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES).

Muito samba de roda, danças e cantigas inspiradas nos grupos culturais do município: Lindroamor e Reisado. Além de representantes das Paparutas (outro grupo cultural representando a Ilha do Paty), exposição de bonecos feitos a mão pelos idosos do Centro, com barro, representando o folclore brasileiro. A cantora conhecida por todos os sanfranciscanos, Isabel Nogueira, também embalou a festa cantando os sambas de roda e contando a história de um velho conhecido do município: ‘Zé de Lelinha’. Além disso, representações da careta e do capa-bode também fizeram parte desta manhã de atividades.

O Folclore caracteriza as manifestações populares que podem ser identificadas em festas, alimentos, remédios, crenças, superstições, danças, contos populares, provérbios, adivinhações, apelidos, artigos de artesanato, brincadeiras infantis, dentre várias outras formas.

Assim sendo, para a diretora do CCI, Daoana Sales, é importante resgatar essa expressão cultural. “São Francisco do Conde é rica em manifestações culturais e nada melhor do que os idosos do município, que sempre acompanharam tudo isso, estarem aqui relembrando e revivendo essa cultura que perpassa pelo folclore brasileiro”, enfatiza.

O CCI fica localizado no Espaço Viver Julieta dos Santos Machado, na estrada de Campinas, e é formado por cerca de 350 idosos do município, com mais de 60 anos. Lá, os idosos participam de atividades físicas, musicais, de artesanato, coral, oficina de arte terapêutica e fisioterapia. Para fazer parte do grupo basta ter acima de 60 anos e ser do município de São Francisco do Conde. Mais informações entre em contato com a SEDES: (71) 3651-8620/8621 ou com o CCI: (71) 3651-2646.

 

Skip to content