Colegiado da Saúde se reuniu com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o ‘processo de trabalho na Gestão do SUS’

Foi realizada, no dia 12 de abril, a reunião de Colegiado da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, de São Francisco do Conde, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o ‘processo de trabalho na Gestão do SUS’ no município e seus desafios, dando ênfase no papel do líder e o comprometimento das equipes com vista a uma prática voltada para a gestão do cuidado com os usuários que utilizam as unidades de saúde.

Fizeram-se presentes todos os técnicos dos diversos departamentos da SESAU, como: Atenção Básica, Média e Alta Complexidade e Vigilância em Saúde.

A Gestão Colegiada implica na constituição de um espaço coletivo de discussão, interação, implantação e implementação de modos de se pensar e fazer as ações e serviços de saúde.

A proposta foi provocar nos técnicos a capacidade de produzir mudanças no Sistema Municipal de Saúde, de superar o modelo de assistência individual e trabalhar na construção de novos modos de produção, através de uma assistência coletiva, além da capacidade de lidar com os conflitos nos espaços coletivos de saúde.

O que se pretende com os encontros é envolver os técnicos da Saúde de modo a discutir o modelo assistencial do município, seus problemas e dificuldades e as estratégias utilizadas para resolução dos mesmos, através de uma gestão compartilhada, onde todos os envolvidos possam exercer o gerenciamento e a responsabilização na tomada de decisão.