Com entrega de alimentos do PAA, município de São Francisco do Conde fortalece agricultura familiar

A ação de entrega de alimentos aos usuários do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social continua em outras localidades da cidade, a exemplo da Sede, dos bairros do Coroado e Caípe. A proposta do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos foi muito bem recebida pelas pessoas beneficiadas e por fornecedores também.

Eu cultivo banana, aipim, mandioca, alface, caju, manga, cupuaçu, açaí, laranja e tudo que você imaginar. Esse programa, pra gente que é agricultor, foi ótimo! Eu agradeço ao secretário Renato, a Paulo e a coordenadora do CRAS, Emanuelle, porque estão sempre conosco, lutando pela gente. Eu aumentei minha produção e também o lucro, porque antes a gente perdia muito alimento. Agora eu quero que aumente mais ainda, pra fortalecer a agricultura familiar, e que a gente também possa ajudar mais pessoas”, destacou João Chaves Filho, de 68 anos. Ele é um dos fornecedores de alimentos do município, o qual, mesmo com essa idade, continua acordando cedo para pegar na enxada.

Hoje eu vou pra casa de sacola cheia!“, comentou empolgada Geisiele Souza dos Santos. A motivação da mãe de três filhos seria preparar o café da manhã no dia seguinte. “Felicidade vai ser amanhã, comer esse aipimzinho com um café bem gostoso! Hum…“. Atualmente, Geisiele e o esposo estão desempregos. Ela disse que os dois estão utilizando dos recursos do mar, através da pesca e da mariscagem, para levarem sustento para dentro de casa.

Outro usuário do CRAS, que ainda não conseguiu ser contemplado em programas sociais regulares, presente a ação, foi Franklin Santos da Cruz. Ele é soldador e no momento se encontra desempregado. Para conseguir o sustento próprio e do filho menor, ele diz que faz “bicos”. “Pra quem não ganha o Bolsa Família, não ganha o PAS, e nenhum outro benefício através de órgão público, esses alimentos chegaram numa boa hora e tá me ajudando bastante. Agradeço muito por isso e que essa ajuda continue chegando”.

Áurea Paula Nascimento, que mora com o esposo e as três filhas, concorda com o vizinho. “Esse é um benefício bom para a nossa comunidade, para ajudar as pessoas carentes que não têm muitas condições, como eu. Muitos aqui não recebem benefício social e esses alimentos vão ajudar muito, não só a mim como todos. Às vezes, quando a gente tá em casa, não tem uma fruta pra comer, um filho pede um lanche e a gente não tem pra dar. Isso aqui é benção, porque tudo que vem de Deus pra gente é bom!”.

O CRAS Coroado possui atualmente 593 inscritos. Desses, 50 foram beneficiados com o recebimento dos produtos da agricultura familiar. A escolha dessas pessoas não é feita de maneira aleatória, como explica a coordenadora da unidade, Emannuelle Gomes Gonçalves Saad. “Prioritariamente, recebem as famílias que não têm nenhum tipo de benefício e que estão em situação de extrema vulnerabilidade. Fizeram o Cadastro Único, mas ainda não foram contempladas com o Bolsa Família. Depois, caso sobre vaga, é feito um novo filtro com as pessoas que só recebem o auxílio do Governo Federal. É assim que as famílias são priorizadas”. A coordenadora ainda explicou sobre a importância do projeto. “É garantir o mínimo de sobrevivência para as pessoas que têm direito ao benefício, mas que ainda não conseguiram ser contempladas. Essa parceria que temos com a SEMAP vem acontecendo de forma muito coerente, onde são respeitados o trabalho do profissional da assistência social, de identificar a família e beneficiar quem realmente tem a necessidade”, concluiu.

Esse já é o terceiro mês da ação do PAA nos CRAS de São Francisco do Conde e o projeto prevê um tempo global de oito meses e perspectiva de renovação da ação.

Essa ação da Prefeitura de São Francisco do Conde é realizada através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SEMAP), em parceria com a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER) – órgão do Governo do Estado da Bahia.

Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

Em São Francisco do Conde, 15 agricultores familiares foram cadastrados pela SEMAP e, a partir disso, parte dos alimentos produzidos por esses agricultores foram adquiridos pelo governo. Esses produtos estão sendo destinados à doação e distribuição para a população em maior situação de vulnerabilidade social, mediante identificação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE), por meio da rede socioassistencial.