Começam as atividades do Novo Mais Educação 2018, no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Saber – CEAS

Com o objetivo de melhorar o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, mediante acompanhamento pedagógico específico, foi iniciado, na última terça-feira (07), o Novo Mais Educação 2018, no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Saber – CEAS. O programa foi criado pela Portaria nº 1.144/2016 do Ministério da Educação – MEC e é regido pela Resolução nº 17/2017 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O Novo Mais Educação prevê a ampliação da jornada escolar. No CEAS, haverá um acréscimo de 15h no contraturno, com atividades previstas nas segundas, terças, quartas e quintas-feiras, incluindo oficinas de dança, arte e capoeira. Serão contemplados 60 alunos no turno matutino e 40 alunos no turno vespertino. Os profissionais que irão ministrar as oficinas de Língua Portuguesa e Matemática irão participar dos AC´s (Atividades Complementares) da escola. Além da melhoria no desempenho dessas disciplinas, o programa tem por finalidade reduzir o abandono escolar, a reprovação e distorção idade/ano.

O Novo Mais Educação 2018, nas demais escolas da rede municipal de ensino, foi iniciado no dia 21 de maio. As atividades do CEAS estão começando agora, devido à mudança na gestão da unidade escolar. A nova diretora, Ednalva Correia, mobilizou a equipe da escola para que o início do programa se desse da melhor forma possível. Ela salienta que “não há educação sem amor!”.

A Atividade Complementar (AC) é um momento que faz parte do trabalho do educador, é um direito conquistado ao longo das lutas do movimento docente, particularmente nos anos de 1990. Estabelecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96), a AC é o espaço/tempo para o diálogo, as vivências, a reflexão e a socialização das práticas pedagógicas e curriculares que orientam o planejamento, a avaliação e o acompanhamento à escola, garantindo aos educandos e educandas um percurso educativo digno e sem interrupções.