Começou a Semana da África em São Francisco do Conde

semana da africa 2016 4Começou nesta terça-feira, dia 24 de maio, a terceira edição da Semana da África em São Francisco do Conde. A ação é promovida pelos alunos da UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, cujo tema é: “2016 – Ano Africano de Direitos Humanos e Direitos de Mulheres”. As atividades seguirão até o sábado, dia 28 de maio.

Na abertura do evento esteve presente à mesa solene a reitora da UNILAB – Matilde Ribeiro; Marcelo Lins – representante do Conselho Universitário no campus dos Malês; o coordenador do Educa Chico – Anailton dos Anjos; o coordenador da Associação de Estudantes e Amigos da África (ASEA) – Beto Infandé ; o professor Paulo Sergio de Proença – coordenador de Letras  da instituição; o professor Carlindo Fausto, coordenador do Bacharelado em Humanidades da UNILAB e Janica Lopes – representante do Coletivo das Mulheres Africanas (CMA).

“Esse é um momento muito importante para os alunos e professores aqui da universidade. A UNILAB é a universidade mais nova do estado brasileiro e tem a missão de, além de promover o ensino público de qualidade, também promover a relação com o continente africano através dos países de língua portuguesa. Então, estamos aqui neste momento para fortalecer essas relações”, enfatizou a reitora da UNILAB – Matilde Ribeiro.

semana da africa 2016 1“A presença de vocês aqui tem sido muito importante para nosso município historicamente, porque o que nós entendemos de negros e o que nós entendíamos de África não é o que vocês vieram representar. Vocês vêm aqui para quebrar um paradigma. A referência que tínhamos de negros africanos é o que a mídia nos passou, não de negros bonitos, intelectuais e que sabem que podem ocupar esses lugares. Muito obrigada por vocês estarem quebrando paradigma do nosso perfil de homens e mulheres negras desta cidade”, declarou o coordenador do Educa Chico – Anailton dos Anjos.

O evento, que conta com total apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECULT, e é uma homenagem ao dia 25 de Maio, quando é celebrado o Dia da Libertação Africana. A data marca a fundação da Organização da Unidade Africana (OUA), em 1963, em Addis Abeba, na Etiópia. Trinta e dois estados africanos participaram daquele momento histórico.

A Semana da África gira em torno de atividades acadêmicas, artístico-culturais, gastronômicas e esportivas, assegurando a filosofia africana da corporeidade em movimento para o estabelecimento do equilíbrio cósmico, em que o respeito e a valorização de cada um são princípios indispensáveis para o sucesso de qualquer ação.

Na abertura foi realizada a exibição do filme “Flor do Deserto”, o qual foi debatido pelos alunos e convidados presentes no auditório da UNILAB. Em seguida, também foi realizada a palestra “União Africana, Diáspora e Direitos das Mulheres Africanas”.

Confira a programação dos próximos dias:

25 de maio – Mercado Cultural

11h-12h – Almoço com comidas africanas

13h-16h – Teatro “Noiva Naniquia” (Coletivo das Mulheres Africanas) – Desfile com trajes africanos (ASEA/CMA)

16h-18h – Músicas Africanas, Afro-Brasileira e Brasileiras

26 de maio – Quadra da Unilab

15h – Partida de Futebol

27 de maio – UNILAB

08h – Caminhada África Positiva (Percurso – da UNILAB até a Prefeitura)

14h – Palestra: Diáspora Africana e Direitos Humanos na perspectiva da agenda da União Africana – Auditório.

Palestrantes: Prof. Dr. José Lingna Nafafé (University of Bristol/UK/Guiné Bissau); Prof. Dr. Bas´Ilele Malomalo (UNILAB/ RDcongo)/ Mediador: Leonel Vicente (UNILAB/ Guiné Bissau)

28 de maio – Espaço B

22h – Festa Africana da Confraternização

Confira a programação dos próximos dias:

25 de maio – Mercado Cultural

11h-12h – Almoço com comidas africanas

16h-18h – Músicas Africanas, Afro-Brasileira e Brasileiras

26 de maio – Quadra da Unilab

15h – Partida de Futebol

27 de maio – UNILAB

08h – Caminhada África Positiva (Percurso – da UNILAB até a Prefeitura)

28 de maio – Espaço B