Começou o Festival da Juventude em São Francisco do Conde

juventude. festival

O município de São Francisco do Conde ganhou um dia do ano dedicado à juventude (Lei Municipal nº 258 – aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pela prefeita do município, Rilza Valentim, em abril de 2012). Para celebrar a data, 23 de setembro, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), através do Departamento de Atenção à Juventude, promove até o dia 29, o Festival da Juventude cujo tema é: “Qual o seu jeito de mudar o mundo?”.

A abertura do evento contou com apresentações de teatro e hip hop e continuou com o discurso das autoridades presentes. A prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, revelou que o município está firmando parceria com o IEL (Instituto Euvaldo Lodi), programa de estágio, para garantir aos universitários experiências em sua área de atuação. Além disso, falou de projeto que será um marco em sua gestão: “teremos um projeto que vai mudar a vida dos nossos jovens, o “Educa Chico” vai oferecer aulas de música e reforço escolar, entre outras atividades, para jovens de 15 a 17 anos. Não podemos perder nossa juventude para as drogas”, concluiu.

O deputado estadual Yulo Oiticica prestigiou o evento e comentou: “a juventude não é caso de polícia e sim de políticas públicas”. Já o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Aloísio Oliveira, afirmou que: “o tema: Qual o seu jeito de mudar o mundo? é sugestivo, complexo e diverso. Nós já avançamos aqui no município, pois apoiamos o PRONATEC e temos a nossa Bolsa Universitária”. Por fim, o coordenador de Políticas de Juventude do Governo do Estado, Vladimir Costa Pinheiro, frisou a importância do Estatuto da Juventude e felicitou a gestão por acreditar no protagonismo dos jovens.

Compõem a programação diversificada e gratuita do evento: palestras, rodas de conversa, apresentações culturais e shows com bandas locais e nacionais.

Dia 25 de setembro

08h às 15h – Papo Reto (bate papo para oportunizar um debate sobre questões juvenis e para construção de um diagnóstico participativo)
Locais: Escolas de Ensino Médio do município

Dia 26 de setembro