Comemorações ao sete de setembro prometem ser marcantes em São Francisco do Conde

desfile

As escolas de São Francisco do Conde se preparam para a realização do desfile cívico anual em comemoração ao dia 07 de setembro. E, este ano, o desfile promete ser ainda mais especial. A Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) vai homenagear os grandes mestres da literatura brasileira e os leitores.

Desde o dia 17 de agosto, as escolas estão em processo intensivo de ensaio e confecção das alegorias e fantasias que vão compôr o desfile, que acontece desde a entrada da cidade, com saída da Rua Rodolfo Tourinho, até a Praça da Independência, na orla.

As escolas já estão em intenso processo de preparação. Tudo está sendo feito com tanto capricho que parece até desfile de escola de samba. Será uma bela festa, momento em que celebramos a nossa Independência”, afirma a secretária da Educação, Cristiana Ferreira.

Este tema foi sugerido com base na atividade ‘Semeando Leitores’, que vem sendo realizada pela SEDUC desde o início do ano letivo. O desfile busca que cada escola apresente para a comunidade a atividade de leitura que vem sendo desenvolvida com base na temática da Conferência Municipal da Educação, cujo tema foi: “Diferenciar… Gentes, Saberes, Sabores e Fazeres na Educação, com a proposta do Projeto Institucional de Leitura: Semeando Leitores: Nos sabores da leitura”.

O escritor e cartunista Maurício de Souza, autor dos quadrinhos Turma da Mônica, será homenageando. O desfile também celebrará as obras dos baianos Castro Alves, Caetano Veloso e Jorge Amado, além de Monteiro Lobato, Vinícius de Morais, Ariano Suassuna, Bule Bule, do sanfranciscano José Jorge do Espírito Santo, entre outros.