Comunidade de Ponta do Coco recebe o CREAS Itinerante

creas itinerante

Nesta quarta-feira, dia 23 de outubro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizou mais uma edição do CREAS Itinerante, desta vez na Ponta do Coco, no bairro da Muribeca. O encontro foi na Associação de Pescadores e Marisqueiras.

Ao longo de toda manhã, foi realizada uma busca ativa e abordagem de rua na comunidade para identificar grupos em situação vulnerável, que ainda não estão cadastrados no CREAS; além disso, o evento itinerante promoveu orientações acerca do Bolsa Família; esclarecimentos da Gerência de Atenção à Criança e Adolescente, dentro dos parâmetros do Estatuto da Criança e do Adolescente; Conselho Tutelar; orientações jurídicas e esclarecimentos sobre o funcionamento do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).

A ação tem o objetivo de dar continuidade ao trabalho já desenvolvido pela unidade com famílias que tenham deixado o acompanhamento por motivos diversos, além de oportunizar a inserção de novas pessoas que necessitem de orientação. Antes da Muribeca, a ação aconteceu no Caípe, dia 28 de agosto e na Ilha do Paty, dia 25 de setembro. Já a próxima edição vai acontecer no bairro do Socorro, dia 27 de novembro.

“Estamos realizando o CREAS Itinerante para explicar, principalmente,  as comunidades dos distritos, a importância de dar continuidade ao acompanhamento de quem já começou. Eles precisam saber que não é necessário se deslocar pra sede, existem demandas que no próprio bairro podem ser atendimentas”, destaca a advogada do CREAS, Isa Borges Vaz.

O CREAS é uma unidade de atendimento público, que oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade ou que tenham passado por casos de direitos violados como violência e/ ou exploração sexual, violência doméstica, abandono, maus tratos físicos e/ ou psíquicos, trabalho infantil e trabalho escravo.

Através do CREAS, os sanfranciscanos recebem atendimentos com assistentes sociais, psicólogos, advogados e educadores sociais a fim de acompanhar esses casos de violação dos direitos humanos.

Mais informações ligue para SEDES: (71) 3651-8620/8621 ou para o CREAS: (71) 3651 – 2961.

Skip to content