Comunidade de Santo Estêvão renderá homenagens ao padroeiro

Atos de fé ocorrerão entre 17 e 26 de dezembro

No período de 17 a 26 de dezembro, a comunidade de Santo Estêvão renderá homenagens ao santo padroeiro que leva o mesmo nome do bairro. Um novenário – com tema central “Estêvão, exemplo de coragem, nos ensine a testemunhar com ousadia a Jesus Eucaristia” – será celebrado de 17 a 25 de dezembro, sempre às 19h, na igreja católica local. Já no dia 26 de dezembro, uma quinta-feira, será o dia em que ocorrerão a missa e procissão. A missa iniciará às 08h, na Praça da Juventude, e, em seguida, os fieis sairão em procissão pelas ruas do bairro.

Santo Estevão foi um dos escolhidos entre sete homens de Deus para fazer parte do grupo dos primeiros diáconos da Igreja de Jerusalém. Como o número de cristãos aumentava muito, algumas viúvas começaram a ficar sem assistência por parte dos Apóstolos, que tinham que se dedicar à pregação da Palavra. Por isso, inspirados por Deus, decidiram escolher diáconos, ou seja, servidores, para prestar estes serviços assistenciais a necessitados. Estêvão foi um desses escolhidos. O livro dos Atos dos Apóstolos conta que Estêvão e os outros diáconos eram homens de credibilidade, cheios do Espírito de Deus, de fé e de sabedoria.

O serviço do diaconato, no começo da Igreja, compreendia especificamente a distribuição de alimentos e de todo tipo de ajuda aos necessitados. Santo Estêvão, contudo, além de prestar o serviço do diaconato, destacava-se também na pregação da Palavra, coisa que não era atribuição direta dos diáconos, mas que lhes era permitido. Além de prestar toda a assistência aos necessitados da Igreja como diácono e de pregar e defender a Palavra de Deus com sabedoria e poder, Santo Estêvão também foi canal de Deus para a realização de vários milagres grandiosos no meio do povo. Assim, numerosas conversões ao cristianismo vinham acontecendo por causa do poderoso ministério de Santo Estêvão. Por outro lado, a força da pregação de Santo Estêvão incomodou os líderes judeus de Jerusalém. Por causa do grande número de conversões provocadas pela pregação de Santo Estêvão, as autoridades judaicas, pertencentes ao Sinédrio, mandaram prender Santo Estêvão. No Sinédrio, ele foi julgado. Lá, diante de todas autoridades e de Saulo, o fariseu que se tornaria São Paulo, ele defendeu a fé cristã de maneira que não puderam contradizê-lo. Por isso, sem razão, condenaram Estevão à morte por Blasfêmia. Santo Estêvão manteve-se firme na defesa da fé diante de todos. Por isso, foi levado a uma rua de Jerusalém e lá foi apedrejado até a morte.

O jovem fariseu Saulo ficou com as roupas de Santo Estêvão. Antes de morrer, ele pediu a Deus que perdoasse aqueles que o matavam porque não sabiam o que estavam fazendo. Assim, Estêvão foi o primeiro mártir da Igreja, ou seja, o primeiro cristão a entregar sua vida por causa de Jesus Cristo.

A festa de Santo Estêvão é celebrada sempre no dia seguinte ao Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, para marcar o fato de ele ter sido o primeiro Mártir da Igreja.

Conheça mais sobre a história de Santo Estêvão no link: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-santo-estevao/422/102/.

HOMENAGENS A SANTO ESTÊVÃO

Novenário

Período: 17 a 25 de dezembro

Horário: 19h

Local: Igreja católica local

Missa e Procissão

Data: 26 de dezembro

Horário: 08h

Local: Praça da Juventude

Skip to content