Comunidade escolar mobilizada em torno do Ensaio Aberto Voartear

No segundo dia do Ensaio Aberto Voartear, mais uma vez os estudantes franciscanos deram um show de criatividade, demonstrando para a comunidade escolar um pouco das aprendizagens do corrente ano letivo. Caípe de Baixo, Caípe de Cima, Ilha do Paty, Santo Estevão, Jabequara das Flores e Jabequara da Areia são os bairros nos quais ocorrem a programação das escolas nesta quarta-feira (05).

Na escola Cantinho da Alegria – Anexo, o tema foi Toda criança tem direito a ser feliz!. A vice-diretora Juciara Costa da Silva contou que a apresentação “foi baseada no livro de Ruth Rocha. Nossos alunos representaram os direitos das crianças através das linguagens artísticas”.

O Ensaio Aberto Voartear na Escola Municipal Duque de Caxias ainda será realizado na sexta-feira (07), mas os preparativos não param! “Hoje, a nossa aula foi com o mestre do saber, conhecido como José Cavaquinho, dono de uma tradicional casa de farinha que funciona há mais 30 anos no Quilombo Monte Recôncavo. Os estudantes entenderam na prática a produção de farinha e os instrumentos que se utilizam para realizar o processo”, informou a gestora da unidade escolar Roseane Medeiros.

Além disso, os alunos foram visitar uma de nossas homenageadas na edição deste Voarte: Dona Angélica, primeira mulher Quilombola de nossa comunidade, que fez por muitos anos referência ao 2 de Julho, se caracterizando de cabocla e aclamando este glorioso dia”, complementou Roseane.

O Ensaio Aberto Voartear é voltado, prioritariamente, para o público interno das creches e escolas. Após avalização das atividades e aperfeiçoamentos que se façam necessários, as apresentações acontecerão em um segundo momento, dessa vez para a comunidade franciscana como um todo, durante a Mostra Didática Voartear.