Comunidade franciscana se mobiliza para as eleições do Colegiado Escolar

O primeiro dia de agosto foi marcado por uma intensa movimentação nas creches e escolas municipais de São Francisco do Conde. O motivo foram as eleições para os Colegiados Escolares, conselhos formados por representantes dos pais/responsáveis, professores, funcionários, gestores escolares, alunos com idade a partir de 12 anos de idade e comunidade local.

Os Colegiados podem tomar decisões relativas às ações pedagógicas, administrativas e financeiras, além de ter papel consultivo, avaliativo, mobilizador e fiscalizador. Gláucio Belo foi um dos candidatos a uma vaga no Colegiado Escolar da Escola Arlete Magalhães, na categoria de pais e responsáveis pelos alunos. “Quis ser candidato para ter participação mais ativa dentro da escola onde estuda meu filho. Cobrar, fiscalizar, participar“, declarou o pai de Arthur da Silva, do 5° ano.

Também na Arlete, a moradora da Rua do Campo, Cleonice Rodrigues, foi exercer seu papel democrático. “Para mim, é tão importante esse momento, que dei uma saidinha do trabalho para poder vir aqui e participar das eleições do Colegiado Escolar“.

No Caípe de Baixo, a Escola Iromar Silva Nogueira conseguiu mobilizar amplamente a comunidade, que compareceu em peso para as eleições de seu Colegiado Escolar. Segundo o gestor da escola, Roberto dos Reis Cruz, “fizemos duas reuniões para explicar o processo eleitoral para as famílias, colamos cartazes e comunicados nos murais, explicando as funções de cada membro do colegiado e aproveitamos o plantão pedagógico para apresentar à comunidade os candidatos por segmento”.

No Coroado não foi diferente.  Segundo Miriam Santos da Cruz, gestora da escola Quintino Nascimento, “fazemos parte, com muito orgulho, de uma comunidade pequena, mas aonde todos procuram sempre prestigiar qualquer evento, festividade entre outras atividades de socialização. Com a eleição do Colegiado não poderia ser diferente. Todos participaram com prazer e as famílias dos candidatos fizeram campanha pra valer!”.

As creches franciscanas também entraram em clima de eleições. Na Isidória Borges, Robertina e Maria das Mercês, uma decoração especial incentivava a comunidade escolar e as famílias do Centro da cidade a terem participação ativa no processo eleitoral. Dentre as candidatas que concorrem a uma vaga no colegiado da creche Maria das Mercês Sales Brasil estão as funcionárias Élida Sacramento Portela e Raimunda de Oliveira.

Acho importante participar porque é sempre bom estar integrada as ações da escola. Caso seja eleita, espero contribuir no que for possível“, declarou Élida. Raimunda foi indicada à vaga por suas colegas, devido à sua participação ativa dentro da creche e também por ser tia de duas alunas da unidade escolar. “Aceitei porque sempre quero estar por dentro de tudo, envolvida com a realidade da nossa educação“.

Em São Bento das Lages, a unidade escolar que recebe o nome do bairro e a escola Bartolomeu dos Santos prepararam as eleições com bastante preciosismo, com direito à cabine de votação e tudo! Romário da Silva Santana, presidente da comissão eleitoral e agente de apoio da Escola São Bento, reforçou a importância das eleições para a gestão democrática, “que é o correto e que deve ser praticada, fortalecendo a participação da comunidade para ajudar a sanar situações que acontecem no dia a dia. O colegiado representa toda a comunidade dentro da unidade escolar, o que auxilia bastante a gestão. São muitas coisas para resolver. Ajuda a direção a gerir a escola”.

A contabilização dos votos aconteceu no mesmo dia, ao final da votação. Os nomes dos membros eleitos poderão ser consultados em cada unidade escolar.

Na escola Frei Eliseu Eismann, os novos membros já têm uma missão pela frente, definir quais itens serão adquiridos de uma lista de materiais propostos pelos professores da unidade escolar. Segundo Daniela Bispo, gestora da escola, “essas eleições irão garantir a gestão democrática. Os pais, agentes administrativos e a comunidade estão sendo chamados a assumirem a responsabilidade pela escola junto conosco. Precisamos da participação ativa de todos, além disso, o colegiado vem para fortalecer e garantir a relação de confiança e respeito”.