Concurso Cultural do Dia das Mães está com inscrições abertas

concurso_

A Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) está com inscrições abertas para a edição 2013 do “Concurso Cultural Prêmio Maria de Benzê: Mãe, Mulher, Guerreira!”. O evento acontecerá no Mercado Cultural, dia 12 de maio (domingo), data em que será celebrado o Dia das Mães. Na ocasião, haverá o reconhecimento de lutas e histórias das “mães guerreiras” de São Francisco do Conde.

As interessadas em participar do concurso devem procurar a sede da SECULT, situada na Travessa Castro Alves, s/n, Centro, até o dia 26 de abril. Para se inscrever é necessário levar o documento de Identidade e Comprovante de Residência.

As participantes irão gravar um depoimento em vídeo, contando sua história. Na data do evento, esse vídeo será exibido e haverá um júri composto por 06 pessoas que escolherão a história mais emocionante. As primeiras colocadas serão premiadas pela Prefeitura. Para mais informações basta ligar (71) 3651-3072.

Confira a programação abaixo do Concurso Cultural do Dia das Mães.

– Abertura com Izabel Nogueira
– Concurso de Mães com premiações;
– Mostra de Documentário: “Olha Quem Vai Me Benzê…?”
– Stands com as delícias de Benzê;
– Documentários de vida das candidatas.

Maria de Benzê
Conhecida por vender quitutes africanos, Maria do Benzê foi escrava quando criança e era filha de escravos. Residia na Rua Luiz Viana Filho, próxima ao Mercado Cultural, e, por isso, o largo onde está o Centro de Abastecimento de São Francisco do Conde recebeu seu nome: Largo Maria de Benzê. Entre as deliciosas guloseimas que vendia estavam a cocada-puxa, o aponan e a bolachinha de goma, feitos por ela mesma em fogão a lenha. Ela ficou assim conhecida porque todos os dias quando saía para trabalhar perguntava em voz alta: “Quem vai me benzer”? Ou seja, quem seria seu primeiro cliente naquele dia. Toda população sanfrancisacana se recorda de Maria de Benzê como uma mulher alegre, trabalhadora, que contava muitas histórias e sempre finalizava suas falas com uma boa gargalhada.