Confecção de brinquedos na escola Frei Eliseu

Às vésperas da comemoração pelo Dia das Crianças, estudantes da Escola Municipal Frei Eliseu Eismann confeccionaram seus próprios brinquedos, em uma atividade lúdica que provocou muitos sorrisos e novas aprendizagens.

Tão antigos como a história do homem, os brinquedos são herança de civilizações antigas e muitos deles permaneceram inalterados ao longo do tempo. O jogo-da-velha, a boneca e as bolinhas de gude, por exemplo, vieram do Egito. Da China, herdamos o dominó, os cata-ventos e as pipas. Já as pernas-de-pau e as marionetes surgiram na Grécia e em Roma.

A atividade partiu da sequência didática sugerida na Formação do Pacto pela Alfabetização, com gênero textual e brincadeiras. Nas turmas de 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental I, os alunos confeccionaram brinquedos como biboquês, carrinhos e binóculos. Segundo Daniela Bispo, diretora da unidade escolar, “a atividade é de grande relevância para despertar nas crianças a criatividade, o gosto por brinquedos artesanais e populares”. Ainda de acordo com a gestora, a ação também proporcionou o desenvolvimento de valores como: cooperação, socialização e o respeito ao trabalho em equipe.

Estiveram à frente da atividade lúdica, as professoras Michele, Carine, Edna e Letícia. Foram utilizados na confecção dos brinquedos, materiais como garrafa pet, tampinhas, cola colorida, barbante, rolo de papel higiênico, jornal, tricô, entre outros.

Skip to content