Conhecimento para crianças é difundido através da ludicidade

saveiro navegando no saber1

Após as etapas de formação docente e dos encontros com os alunos da rede municipal de ensino para prática de oficinas, a equipe do Projeto Navegando no Saber realizou a visitação cultural no saveiro-biblioteca, onde os estudantes experimentaram o conhecimento por meio da ludicidade. Estruturado cenograficamente, com espaços interativos, equipado com recursos multimídia, além de mobiliário e material didático-pedagógico, cerca de 300 crianças, do Ensino Fundamental II, passaram pela embarcação nesta terça-feira, 20 de maio.

Percebemos a necessidade da criança de aprender de forma diferenciada. Falar de conhecimento através da brincadeira, da ludicidade, e não somente o conhecimento engessado, trazendo sempre valores humanos que irão ajudar na formação de cada ser, além de provocar o conhecimento da realidade dessas crianças, buscando nelas o sentimento de pertença e a valorização do protagonismo de cada um”, relatou Marcelino Nonato, coordenador executivo do projeto.

Três capitães do saber – Jeferson Albuquerque, Aline Nepomuceno e Amaurih Oliveira –, de um total de 16 integrantes do projeto, atuaram durante a etapa de visitação ao saveiro, o que chamou a atenção da aluna Elisama de Jesus Souza, de 11 anos. “Eu tô amando esse projeto. A leitura é muito interessante, na sala de aula não temos essa mesma dinâmica daqui”. Entre as ações do dia estiveram as oficinas para construção de blogs voltados aos valores humanos, usando tablets como ferramenta de produção, e leituras em livros físicos.

A culminância do Navegando no Saber será executada por meio da revelação sobre os melhores vídeos, blogs e contações de histórias dos alunos. Sendo que, ao final da ação, os vencedores ganharão mochilas com livros didáticos e todas as escolas municipais também receberão um acervo composto por 15 livros.

Caberá aos professores, após terem sido capacitados pelo projeto, tornarem-se agentes multiplicadores em novas metodologias de educação para a leitura, com base nos valores humanos, através de um caderno pedagógico doado a eles.

O Projeto Navegando no Saber é um patrocínio da Petrobras, realizado pela Santa Cecília Eventos e apoiado pela Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC. As oficinas foram realizadas no Instituto Municipal Luiz Viana Neto.