Conhecimentos náuticos foram exibidos em palestra realizada pela SETUR e Capitania dos Portos

nautico

Na manhã desta quarta-feira, 10 de novembro, a Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), em parceria com a Capitania dos Portos da Bahia, realizou palestra voltada para donos de embarcações que desejam se capacitar para realização de roteiros náuticos, voltados para o turismo no município. Dentre os participantes também estiveram pescadores, marisqueiras, esportistas náuticos e pessoas interessadas em tirar a habilitação MAC (Marinheiro Auxiliar de Convés), a qual é exigida pela Marinha para condução de barcos. “Legalização de Embarcações e Normas de Segurança” foi o tema da palestra, ocorrida no CEJAL (Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Maria Pinho).

O colete salva-vidas funciona da mesma forma como o cinto de segurança para o carro, mas poucos são aqueles que o utiliza, ainda há muita resistência e isso pode ser atribuído à própria cultura”, destacou o Sargento Dias. Acompanhado do Sargento Eduardo, os dois exibiram vídeos-documentários que tratavam dos tipos comuns de acidentes náuticos, além de normas de segurança; documentação necessária para regularização de embarcações também foi pauta do encontro ministrado pelos oficiais da Marinha.

Para 2015 está previsto, aos interessados em participar do Processo Seletivo realizado pela Marinha, um curso de capacitação nas áreas de Português e Matemática. “Com esta iniciativa, as pessoas daqui estarão a frente dos demais concorrentes que desejarem fazer o processo seletivo para o MAC”, ressaltou a turismóloga da SETUR, Alice Maria Ferreira. A Marinha disponibilizará 30 vagas para este curso e a data da seleção será divulgada em março do ano que vem.

A ação contou ainda com a parceria das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e Agricultura e Pesca (SEAP), do Posto Avançado de Caípe, da Colônia de Pescadores Z-5 e Associação de Pescadores do Caípe.