Construção da primeira policlínica da Região Metropolitana de Salvador foi anunciada pelo governador

policlínica da Região Metropolitana de Salvador 1

São Francisco do Conde participou de uma reunião junto com mais 12 prefeitos da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e o governador Rui Costa, que anunciou a construção da primeira policlínica da região. A ação é parte do projeto dos Consórcios de Saúde e funciona como uma forma de desafogar o sistema de saúde e melhorar o atendimento à população.

De acordo com o projeto, os consórcios (31 no total), que atualmente envolvem apenas municípios, terão a participação do Estado, passando a ficar responsáveis pela gestão regionalizada de serviços, como unidades de pronto atendimento, laboratórios regionais e, eventualmente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), e hospitais municipais.

A ação foi apresentada na quarta-feira (02), durante o primeiro encontro da Entidade Metropolitana em 2015, e contou também com as presenças dos secretários Carlos Martins (Desenvolvimento Urbano), Josias Gomes (Relações Institucionais) e João Leão (Planejamento). Além do prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, ainda estiveram presentes, os prefeitos de Madre de Deus, São Sebastião do Passé, Simões Filho, Dias D’Ávila, Camaçari, de Lauro de Freitas, Mata de São João e de Vera Cruz.

policlínica da Região Metropolitana de SalvadorA meta é construir 28 policlínicas com até 13 especialidades, 32 serviços e equipamentos – a exemplo de tomógrafos e de ressonância magnética para rastreamento de câncer de mama e outros exames. A proposta prevê ainda que o Estado seja o responsável pela construção e aquisição dos equipamentos das unidades, além de cofinanciar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear o restante.

A ENTIDADE

A Entidade Metropolitana tem caráter deliberativo e normativo para aprovar objetivos, metas e prioridades de interesse regional, compatibilizando-os com os objetivos do Estado e dos municípios que o integram, bem como fiscalizar e avaliar sua execução. A direção-executiva da entidade ficará a cargo do secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins.

Nesse primeiro encontro, a intenção foi discutir como se dará a implementação e funcionamento da entidade. Entre os projetos, está à construção do Plano de Desenvolvimento Urbano da RMS, que tratará, de forma integrada, questões relativas aos municípios, a exemplo de Resíduos Sólidos, Abastecimento, Saneamento e Mobilidade. Depois dessa reunião, os prefeitos deverão indicar seus representantes na Entidade Metropolitana e um novo encontro será convocado ainda em 2015.