Consumo de frutas é estimulado na Rede Municipal de Ensino

Sempre preocupada com o bem-estar dos estudantes franciscanos, a prefeitura, através da Secretaria da Educação (SEDUC), tem constantemente executado ações de educação alimentar e nutricional com os alunos da rede municipal de ensino. Na última quinta-feira (29), a escola contemplada foi a Almir Pinto da Cunha, localizada em Campinas.

Desta vez, a equipe de nutrição da SEDUC realizou uma atividade que teve por objetivo incentivar o consumo de frutas pelos escolares, incluindo aquelas oriundas da Agricultura Familiar, dentre outras. Algumas frutas, como melancia, melão, mamão, abacaxi, banana, maçã, laranja, morango, kiwi, carambola, e uva foram apresentadas às crianças, na medida em que se explicava os benefícios do consumo delas no dia a dia, de forma lúdica.

Segundo a nutricionista Carolina Matos, “as frutas são alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras que ao serem consumidas diariamente proporcionam um bom funcionamento do organismo. Assim,  essa ação visa despertar no aluno o interesse pelas frutas, conhecendo suas características e identificando suas preferências, tendo em vista que o estímulo ao consumo desses alimentos é de fundamental importância para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis”.

Também foi realizada uma oficina culinária com as crianças. O primeiro ensinamento foi sobre a importância de se higienizar as mãos e de se utilizar touca, diante da preparação dos alimentos. Na ocasião, as crianças auxiliaram na preparação de uma vitamina de banana e confeccionaram espetinhos de frutas que foram consumidas em seguida.

“O objetivo dessa atividade é incentivar o consumo de alimentos que possuem baixa aceitação pelas crianças na Alimentação Escolar, como a vitamina de banana. Mas também, incentivar o consumo de frutas apresentadas de forma diferente, no caso do espetinho de frutas, bem como proporcionar aos mesmos a degustação de frutas, que, muitas vezes, não fazem parte do seu cotidiano, como por exemplo, o kiwi e o morango”, explicou a nutricionista Jaqueline Passos.

Também foi abordada a necessidade de redução do consumo de açúcar, inclusive a sua não adição na vitamina de banana, uma vez que o excesso desse produto pode causar danos à saúde das crianças, como o surgimento de cárie dental, diabetes etc. Por fim, as crianças levaram para casa um caderno de colorir, com as imagens das frutas que foram trabalhadas pela equipe.

Ainda de acordo com Jaqueline, “ao final da atividade, observou-se uma boa aceitação dos alunos aos alimentos trabalhados. Isto pode ser evidenciado, por exemplo, quando uma criança que referiu aversão à vitamina de banana, decidiu participar da oficina e, por fim, aprovou a preparação experimentada”.