Contagem regressiva para o Carnacultura de São Francisco do Conde

carnavalculturalFaltam apenas dois dias para começar o tradicional carnaval cultural de São Francisco do Conde. A festa é promovida pela Secretaria Municipal da Cultura (SECULT) com o objetivo de resgatar e valorizar a cultura da cidade. De 28 de fevereiro a 04 de março o município comemora o “Carnacultura de Todas as Cores”. Bailes, shows, concursos, desfiles, dentre outros, estão aguardando os foliões. Na abertura, haverá o concurso da rainha do carnaval e do rei momo, no Ginásio de Desportos Edvaldo dos Santos – Baiacão, a partir das 19h.

Na programação, grupos tradicionais de samba como Samba Chula, Samba Filhos de Zé, Filhos de São Francisco, dentre outros, se apresentarão no palco, em frente ao Mercado Cultural. Além disso, haverá cortejo passando pela entrada da cidade, Pitangueira, São Bento, Drena I, Nova São Francisco e Estádio Santa Rita. A partir de sábado os foliões também vão poder contar com atrações de trio na orla da cidade, com as bandas: Papo de Samba, Gang do Samba, City Black, Lá Fúria, Domingos do Frevo, Mister Black, Saghaty, Shack Beach, Dig Bom e Samba Comunidade.

Os festejos contam ainda com os blocos Reisado, Pikulla, Harém, Os Perturbados, As Poderosas, São Bento em Ação, dentre outros, saindo do largo da Cubamba. Já o carnaval nos bairros contemplará as comunidades de Paramirim, Engenho de Baixo, Muribeca, Monte, Caípe, Campinas e Socorro. E não para por aí, a festa terá ainda um Capabódromo com concursos de blocos carnavalescos e desfile de campeões, além de baile infantil e da melhor idade para contemplar os públicos de todas as idades. Confira aqui a programação completa da festa.

O carnacultura homenageará os precursores do carnaval no município: Durval Sales e Colibri – criadores do 1º trio elétrico da cidade, o Filhos do Mar; Mestre Mário – legítimo representante da capoeira no município; Mãe Carlita – representando os terreiros de religiões de matriz africana; Dona Nicinha – Reisado; Baiaco – campeão pelo Esporte Clube Bahia; Zenilda – fundadora do Bloco das Coroas; Luiz Carlos dos Santos Sacramento – a Nega Maluca; Maria de Benzê – famosa quituteira; Armando Oliveira Santos – idealizador de grandes bailes na cidade; além das Paparutas – famosas artistas da Ilha do Paty. Eles estarão representados na festa através bonecões, como os vistos no Carnaval de Olinda.