Copa Brasil de Velocidade na Terra aconteceu nesse final de semana no Autódromo Internacional da Bahia

São Francisco do Conde, no último final de semana, foi sede da Copa Brasil de Velocidade na Terra 2017, no Autódromo Internacional da Bahia. O evento reuniu amantes do automobilismo de vários lugares como: Salvador, Camaçari, Mata de São João e Dias D’Ávila competindo nas categorias Turismo, Speed e Kart Cross, além de muita emoção, susto e homenagens.

A abertura oficial do evento se deu através da homenagem a Lelo Bala, pioneiro do projeto do Autódromo, ex-piloto de Velocidade na Terra, sendo campeão baiano na categoria Ligth e bicampeão na categoria Speed, totalizando três títulos estaduais; foi também presidente do Clube de Automobilismo da Bahia (CAB) e comissário técnico da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB); tendo falecido em dezembro de 2016, decorrente de Acidente Vascular Cerebral (AVC) seguido de parada cardíaca.

Estiveram presentes no evento o prefeito Evandro Almeida, acompanhado da primeira-dama Iasmin Barbosa; a comissão que conduz o projeto do Autódromo, formada pelos secretários Ana Christina Oliveira (SEDEC), Amarildo Guedes (SESCOP), Ússula Flávia Pinto (SETUR), Osman Ramos (SECULT) e Aloísio Oliveira Souza (SEDESE); a vice-presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Selma Morais, os vencedores do Campeonato de Velocidade na Terra 2016, Leonardo Gozatto (categoria Turismo), Reinaldo Fernandes e Maicon Conceição (ambos categoria Speed) e Romeu Sampaio (categoria Kart Cross), além de outros secretários e assessores do município.

“Para mim e para o povo de São Francisco do Conde é um dia de muita alegria; mais um evento realizado aqui no nosso autódromo, que é um sonho nosso, da nossa cidade, da nossa região. Paramos, mas agora estamos reiniciando as obras. Já estou correndo atrás de parcerias do Governo do Estado e de empresários para ver se colocamos esse autódromo em funcionamento, porque ele é uma via de geração de emprego e renda não só para São Francisco, mas para toda região. Então, para mim é motivo de muita alegria e satisfação estar aqui participando desse circuito”, declarou o prefeito Evandro Almeida.

Vanessa Nunes, viúva de Lelo Bala, acompanhou todo o evento e homenagens ao seu saudoso marido. Ao lembrar da paixão dele pelo automobilismo, Vanessa se emocionou bastante e agradeceu a todos os envolvidos no evento pela homenagem a Lelo.

“Esse evento é muito importante, nós perdemos Lelo, mas não perdemos o sonho dele e um sonho que é sonhado por todos vira realidade. Hoje São Francisco do Conde é a casa dos amantes do automobilismo baiano. Aqui iremos fazer os grandes eventos de automobilismo da Bahia, do Nordeste e do Brasil. Sem sombra de dúvida essa parceria entre a Prefeitura de São Francisco do Conde, a Confederação Brasileira de Automobilismo, a Federação de Automobilismo da Bahia, os clubes de automobilismo e os amantes de automobilismo só têm a dar certo”, declarou a vice-presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Selma Morais, que realizou uma homenagem a Lelo, pilotando um veículo simbolicamente representando o veículo de Lelo número 31.

“É uma questão de tempo esse espaço se transformar no complexo esportivo que todos sonham. Hoje nós estamos apenas com a pista de velocidade na terra, mas ainda esse ano teremos a pista de kart e a de arrancada, dando continuidade ao projeto do complexo esportivo, cultural, educacional e turístico. Tudo junto para transformamos São Francisco do Conde numa cidade modelo para o Brasil”, concluiu Morais.

O evento foi encerrado com a premiação dos pilotos. Os vencedores das categorias Turismo, Speed e Kart Cross receberam o Troféu Lelo Bala, uma homenagem ao ex-piloto de Velocidade na Terra. O pódio da Copa Brasil de Velocidade da Terra 2017 foi a soma dos pontos da 1ª e 2ª etapas do Campeonato Baiano. Confira abaixo a classificação dos pilotos na Copa Brasil de Velocidade na Terra:

CATEGORIA SPEED

1º lugar: Maiquel Silva

2º lugar: Jorge Sena

3º lugar: Alexandre Martins

4º lugar: Reinaldo Lucas

CATEGORIA TURISMO

1º lugar: Hamilton Santos

2º lugar: Jackson Sodré

3º lugar: Leri Cardoso

4º lugar: Flávio Estrela

5º lugar: Gustavo Ferreira

CATEGORIA KART CROSS

1º lugar: Romero Sampaio

2º lugar: Ramon Alves

3º lugar: Antoni Morais

4º lugar: Denison Sena

5º lugar: Rodrigo Meira

Confira a classificação completa dos pilotos aqui.

Ao final da premiação dos pilotos, o presidente da Federação de Automobilismo da Bahia, Miguel Jacob, e o presidente do Clube de Automobilismo da Bahia, Ricardo Ventin, entregaram a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ana Christina Oliveira, um troféu de homenagem especial a Prefeitura de São Francisco do Conde pelos serviços prestados ao automobilismo da Bahia.