COVID-19 NOTA TÉCNICA DA SESAU – 14/03/2020

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, seguindo as recomendações apresentadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB e, em face à decretação de pandemia pela Organização Mundial da Saúde, informa à população um conjunto de ações e recomendações visando ao esclarecimento e à contenção da disseminação do coronavírus.

Todas as atividades administrativas e escolares devem ser mantidas, uma vez que, até o momento, não há indicação por parte das autoridades sanitárias de que a suspensão dessas atividades possa ter eficácia do ponto de vista epidemiológico, na contenção da disseminação do vírus.

Desde a confirmação dos primeiros casos na China, as nossas equipes de saúde vêm recebendo treinamento e orientações técnicas e estão preparadas para o manejo clínico.

A partir do primeiro caso na Bahia, criamos um grupo de trabalho específico para enfrentamento dessa emergência em saúde pública – declarada hoje pandemia.

Com uma rede diária de retroalimentação, estamos investindo em campanhas educativas lastreadas em dados de fontes oficiais confiáveis e alinhada às recomendações das autoridades sanitárias. Ainda nessa direção, preparamos equipes para identificação de notícias falsas nas redes sociais com vistas ao enfrentamento da epidemia de ‘fake news’.

A Secretaria Municipal da Saúde segue com agenda de reuniões com universidade e gestores de todas as áreas, para discutir a necessidade e a viabilidade de medidas mais abrangentes, que possam ser adotadas de maneira isolada ou solidária, com o objetivo de conter a propagação do coronavírus em nosso meio.

Está em curso ainda a requalificação de todos os colaboradores dos serviços de limpeza e outras atividades meio, visando aumentar a eficácia do trabalho com especial atenção aos locais mais sensíveis, como unidades de saúde, particularmente as entradas de urgência e emergência, creches, escolas e outros setores que demandem atenção mais aprimorada.

A Secretaria Municipal da Saúde alerta à comunidade que qualquer caso de síndrome gripal (ou seja, febre e mais um sintoma de gripe, como dor no corpo ou tosse) é potencialmente suspeito de ser coronavírus. Por isso, recomenda enfaticamente que as pessoas que apresentarem esses sintomas não compareçam às suas atividades e procurem os serviços de saúde pública para receber orientação e atendimento adequados.

As portas de entrada de urgência e emergência deverão priorizar casos de síndrome gripal e casos mais graves.

Casos leves e moderados devem ser atendidos nas Unidades de Saúde da Família. Idosos e pessoas com doenças crônicas, mais suscetíveis às consequências do coronavírus, deverão receber atenção especial e tomar cuidado redobrado, evitando ao máximo a exposição a aglomerações.

Também devem procurar os serviços de saúde pública qualquer pessoa que tenha chegado ao município vindo de algum dos países com registro de transmissão do novo coronavírus, e que estejam apresentando sintomas de síndrome gripal ou, ainda, tenham tido contato direto com pessoas com esses sintomas. Reforça-se, também, a recomendação de reavaliar a pertinência de viagens nacionais e internacionais – a menos que haja justificativa incontornável em contrário.

Tendo em vista que grandes concentrações de pessoas em espaços fechados criam condições favoráveis à transmissão do Coronavírus, deve- se privilegiar espaços que disponham de ventilação natural, teleconferências ou outras ferramentas online.

Por fim e seguindo a recomendação do Ministério da Saúde é importante avaliar a suspensão de eventos que promovam grandes aglomerações.

Qualquer nova orientação repassada pelos órgãos competentes será imediatamente informada.

Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, São Francisco do Conde – BA.