CRAS Coroado inicia ações do SCFV para Pessoa Idosa

O Centro de Referência de Assistência Social do bairro do Coroado iniciou na manhã de 31 de julho, as atividades com os idosos inscritos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do seu território de abrangência.

Tendo em vista o processo de envelhecimento, compreender o funcionamento do trabalho social em grupos é fundamental para os profissionais que atuam nesta área. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas Idosas deve levar em consideração que a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social, e que a vivência em grupo, proporciona experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer que estimulam e potencializam a capacidade de escolher e decidir.

Os encontros acontecem às quartas-feiras e atualmente 17 idosos são atendidos em oficinas de esporte, lazer, artísticas e culturais. Ao todo, o CRAS oferece 60 vagas para o serviço, distribuídas nos turnos da manhã e tarde, estando disponível ainda 43 para os idosos prioritários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) dos bairros do Coroado, Paramirim, Vencimento, Madruga e Monte Recôncavo, além de contar com ações de saúde, através dos PSF do Monte, Paramirim e Madruga.  

O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, sendo responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social do município e está ligado diretamente à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes – SEDESE.  

Requisitos para a inscrição:

IDOSO: Estar inscrito no Cadastro Único e ter a partir de 60 anos.

PRÉ-REQUISITO: Público prioritário do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

DOCUMENTOS: NIS (Número de Inscrição Social do CadÚnico), RG, CPF e Comprovante de Residência.

INSCRIÇÕES NO CRAS: De segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 16h.

Skip to content