CRAS Coroado realizou o I Festival de Talentos da localidade

Na tarde da última sexta-feira (14), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro do Coroado – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE), realizou em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude (SDHCJ), por meio do projeto Circulô – Juventude, Arte e Cidadania, o I Festival de Talentos – FESTCRAS na comunidade.

A ação teve como finalidade incentivar a produção cultural, além de proporcionar uma oportunidade de lazer e entretenimento para a comunidade através da música, dança e poesia. O FESTCRAS mobilizou e integrou os moradores do Coroado e de outros bairros, a exemplo de Paramirim, Vencimento, Madruga, Monte Recôncavo e Sede do município. Além da dança, poesia e música, a ação também contou com uma apresentação do grupo de capoeira Herdeiros do Quilombo (HDQ), com crianças da localidade, do Monte Recôncavo e do bairro de Paramirim.

Na ocasião, a coordenadora do CRAS, Emanuelle Gomes Gonçalves, iniciou sua fala agradecendo as autoridades e parabenizando a comunidade por se fazerem presentes. “O FESTCRAS é um projeto que visa incentivar a cultura e fortalecer os vínculos familiares, que é o principal objetivo do trabalho do CRAS, então, o ganho maior desse projeto não são os prêmios e nem é a competição, é a família estar aqui participando do evento e torcendo para seus filhos, e seus filhos estarem promovendo um encontro familiarEsse momento que, muitas vezes, eles não têm a oportunidade de terem, nem mesmo dentro do seio familiar. O nosso foco de trabalho vai além da cultura e de proporcionar o lazer, mas também o vínculo familiar”, revelou a coordenadora do CRAS.  Segunda ela, “o evento contou com 54 pessoas inscritas que se apresentaram individualmente, em dupla ou em trio com diversas expressões artísticas”, afirmou.

Na oportunidade, também estiveram presentes na ação o secretário de Desenvolvimento Social e Esportes, Aloísio Oliveira, a secretária de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude, Luciana Araújo, o presidente da Câmara de Vereadores, Venilson Souza Chaves (Cravinho), o vereador Luís Carlos Dantas (Luís de Campinas), a superintendente da SEDESE, Daoana Sales, Mirian Cruz, diretora da Escola Quintino Nascimento e a coordenadora da Escola Joaquim Inácio, Luciene Ribeiro.

O secretário da SEDESE, Aloísio Oliveira, agradeceu primeiramente a Deus pela oportunidade, a mesa institucional e aos educadores que se fizeram presentes. Ele destacou a importância da educação, o apoio dos familiares e do comprometimento de todos. Aloísio, também prometeu globalizar o projeto FESTCRAS. “Sem educação a gente não tem nada! A educação é a base de tudo, seja ela familiar ou formal. Em 2019 sentaremos para fazer um trabalho ainda maior, um planejamento mais global, para que possamos contaminar outras localidades com o que estamos fazendo aqui. Esse é o caminho, pois quando descobrimos alguma coisa boa a gente tem que compartilhar. A equipe do CRAS Coroado está de parabéns, pois em tão pouco tempo está conseguindo deixar claro para a comunidade o que é o trabalho, um trabalho de envolvimento, incentivo ao protagonismo social, convivência familiar e comunitária; isso é o trabalho de comunidade. Eu quero agradecer, em especial, aos pais e mães de família que estão aqui. Não preciso dizer que continuem se dedicando aos filhos de vocês, pois eu acho que vocês fazem isso todos os dias, mas esse trabalho é importante demais, não é só pelo lazer, hoje é a culminância, mas antes disso houve um processo de construção que faz com que os filhos de vocês tenham aprendido aquilo que eles irão mostrar agora”, declarou Aloísio.

Uma das ganhadoras, Aylla Cristine, de 6 anos, moradora da localidade, afirmou que “pra mim, participar é melhor que competir”, declarou durante sua apresentação.

Crianças e adolescentes se apresentaram e mostraram seus talentos através de expressões culturais. Durante as apresentações, os participantes foram avaliados de forma democrática pela mesa de jurados, que seguiram determinados critérios de avaliações. Confira a lista dos primeiros colocados em cada categoria.

CATEGORIA – MÚSICA – PRIMEIRA INFÂNCIA:

1° lugar: Sophia Larissa da Silva Nova, de 6 anos. Cantou a música “Deixa eu te usar”, de Sarah Farias.

CATEGORIA – DANÇA – PRIMEIRA INFÂNCIA:

1° lugar: Luiz Henrique da V. C. dos Santos, de 6 anos. Dançou “Elas gostam”, de MC Kevinho.

CATEGORIA – MÚSICA – CRIANÇA:

1° lugar: Aylla Cristine de M. Conceição, de 9 anos. Cantou a música “Trem bala/aquarela”, de Ana Vilela.

CATEGORIA – POESIA – CRIANÇA:

1° lugar: Jennifer Vasconcelos Sousa, de 7 anos. Recitou um poema de autoria própria – O amor.

CATEGORIA – DANÇA – CRIANÇA:

1° lugar: Vinícius Gabriel Medeiro da Cruz, de 7anos. Dançou “Só quer vrau”, de MC MM.

CATEGORIA – MÚSICA – ADOLESCENTE:

1° lugar: Leone Guilherme C. Salustiano, de 14 anos. Cantou a música “Priesp”, de Daniel Nascimento.

CATEGORIA – DANÇA – ADOLECENTE:

1° lugar: Alessa Miranda de Lemos, de 17 anos, e Kailane Cristine Reis dos Santos, de 15 anos. Dançaram “Empina e joga”, de Psirico.