CRAS do Coroado irá promover uma ação cultural com os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado no bairro do Coroado, em São Francisco do Conde, promoverá uma visita a Caixa Cultural, no município de Salvador, que acontecerá no dia 29 de agosto (quarta-feira). Na ocasião, os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) terão a oportunidade de conhecer as exposições: “Mariana – Por Christian Cravo” e “O Tempo dos Sonhos – Arte Aborígene Contemporânea da Austrália”.

A visita será guiada por mediadores culturais e poderá apresentar atividades de desdobramento das exposições. O objetivo da atividade é estimular a construção e reconstrução das histórias e vivências individuais, coletivas e familiares através de atividades culturais.

“Exposição: Mariana – Por Christian Cravo”

A exposição fotográfica Mariana – Por Christian Cravo traz o registro dos retratos borrados, enlameados, dos artigos pessoais manchados e das casas destruídas. Foi a forma encontrada pelo fotógrafo Christian Cravo para expressar e compartilhar o que essas vítimas viveram. Quando a barragem desabou em Mariana, em novembro de 2015, cerca de 329 famílias foram violentamente arrancados da ideia de cidadania, família e religião. Foi então que Christian Cravo quis fotografar as memórias perdidas e os objetos, símbolos e pedaços de vida que representam as pessoas que moravam no local. Classificação livre para todos os públicos.

“Exposição: O Tempo dos Sonhos – Arte Aborígene Contemporânea da Austrália”

A exposição O Tempo dos Sonhos – Arte Aborígene Contemporânea da Austrália ocupa um lugar de destaque na história da Austrália. De fato, ela pode reivindicar, de forma justificável, sua posição de arte da mais antiga cultura viva contínua do mundo. Sua realização demonstra também o papel vital que galerias, consultores de arte e importantes instituições nacionais podem desempenhar como agentes nesse processo de comunicação. Esta exposição gera uma oportunidade para reflexão e um encontro de culturas. O conceito de aborígene faz referência a alguém ou a algo originário do solo em que vive. Neste sentido, pode referir-se tanto a uma pessoa (uma tribo aborígene) como a um animal ou a uma planta. Os aborígenes australianos são os habitantes originais do continente australiano e de suas ilhas próximas. Dados recentes indicam que os australianos nativos são, provavelmente, descendentes dos primeiros humanos modernos a migrar para fora da África. Terão migrado do continente africano para a Ásia há cerca de 70 mil anos. A classificação é livre para todos os públicos e o período de visitação é de 16/08/2018 a 30/09/2018.