CRAS propiciará dia de lazer e levará beneficiários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para 3ª Edição do Flipelô

Mais uma vez, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), bairro do Caípe, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE), proporcionará a 28 beneficiários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), uma tarde diferente com diversas atividades de cunho cultural e interativas. A visita a 3ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho 2019 (Flipelô) está programada para a próxima quinta-feira (08), no Centro Histórico de Salvador, das 12h às 16h.

O Flipelô esse ano irá homenagear o poeta baiano Castro Alves. O evento, cuja vasta programação terá início amanhã e vai até o próximo dia 11 de agosto, tem o intuito de privilegiar a arte literária, com mais de 100 atividades gratuitas e a participação de autores locais, nacionais e internacionais. Com esta ação, o CRAS Caípe tem como objetivo proporcionar ao público do SCFV o acesso à literatura e estímulo a leitura.

A festa literária é realizada pela Fundação Jorge Amado com correalização do SESC – instituição cultural sem fins lucrativos, cujo objetivo é preservar, pesquisar e divulgar as obras do escritor Jorge Amado – e contará com mesas de debates, bate-papos com públicos de todas as idades, encontro com autores, lançamentos de livros, saraus de poesia, exposição, apresentações teatrais e musicais, e slans¹ na programação infantil.

Quem foi Castro Alves?

Castro Alves (1847-1871) foi um importante poeta brasileiro do século XIX. Nasceu na cidade de Curralinho (Bahia) em 14 de março de 1847. O último grande poeta da Terceira Geração Romântica no Brasil. “O Poeta dos Escravos”, como era conhecido, expressou em suas poesias a indignação aos graves problemas sociais de seu tempo. Denunciou a crueldade da escravidão e clamou pela liberdade, dando ao romantismo um sentido social e revolucionário que o aproximava do Realismo. Foi também o poeta do amor, sua poesia amorosa descreve a beleza e a sedução do corpo da mulher. É patrono da cadeira nº 7 da Academia Brasileira de Letras.

Acesse a programação aqui:http://www.flipelo.com.br/wp-content/uploads/2019/05/Livreto-Programa%C3%A7%C3%A3o-Flipelo-2019_Web.pdf

¹Slam é uma competição de poesias faladas que surgiu em Chicago, nos Estados Unidos, em meados dos anos 80, na mesma época do hip-hop. Os textos recitados nas batalhas retratam dramas cotidianos, como a homofobia, o racismo, o machismo, preconceito, a violência do Estado, entre outras situações. A batalha de poesias faladas se espalhou por capitais brasileiras como Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro. Em São Paulo já conta com mais de 50 coletivos que viabilizam a atividade em várias regiões da cidade.

Skip to content