CREAS Itinerante levará atendimentos aos moradores da Ilha do Paty

creas itinerante

Através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizará mais uma edição do CREAS Itinerante, dessa vez no dia 25 de setembro, próxima quarta-feira, das 8h30 às 14 horas, na Ilha do Paty. O objetivo é dar continuidade ao trabalho já desenvolvido pela unidade com famílias que tenham deixado o acompanhamento por motivos diversos, além de oportunizar a inserção de novas pessoas que necessitem de orientação.

O CREAS é uma unidade de atendimento público que oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade ou que tenham passado por casos de direitos violados como violência e/ ou exploração sexual, violência doméstica, abandono, maus tratos físicos e/ ou psíquicos, trabalho infantil e trabalho escravo.

Através do CREAS, os sanfranciscanos recebem atendimentos com assistentes sociais, psicólogos, advogados e educadores sociais a fim de acompanhar esses casos de violação dos direitos humanos.

Na ocasião, os moradores da localidade poderão tirar dúvidas sobre: o Bolsa Família; os Serviços de Aconselhamento e Responsabilização (Conselho Tutelar e Gerência de Atenção a Criança e Adolescente), além de contar com orientação Psicossocial e Jurídica. Os representantes da SEDES irão aproveitar a visita para realizar a busca ativa para identificar novos grupos em situação vulnerável e orientá-los.

Mais informações ligue para SEDES: (71) 3651-8620/8621 ou para o CREAS: (71) 3651 – 2961.

Em São Francisco do Conde, o CREAS realiza as seguintes atividades:

  • Apoio e acompanhamento especializado de forma individualizada ou em grupo a famílias e indivíduos;
  • Contribuição para o envolvimento e participação dos usuários nos movimentos de defesa e promoção de direitos;
  • Organização de encontros de famílias usuárias, fortalecendo-as enquanto espaço de proteção ao sujeito social;
  • Referência e a contrarreferência com a rede de serviços socioassistenciais da proteção básica e especial;
  • Articulação com as demais políticas públicas, com as instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos e com os movimentos sociais;
  • Emite laudos e pareceres sempre que solicitado pelo Sistema de Garantia de Direitos dentro do seu nível de proteção;
  • Aciona os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos sempre que necessário visando à responsabilização por violações de direitos;
  • Realiza visitas domiciliares;
  • Realiza o mapeamento da rede (socioassistencial, de proteção e de inclusão social); dentre outras atividades

 

Skip to content