CREAS promove Café Social com apresentação de planos de ação para 2014

cafésocial

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de São Francisco do Conde, departamento ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), promoveu na manhã desta quarta-feira, 12, o Café Social: encontro com o objetivo de apresentar os planos de ação para 2014 e firmar parceria com outros órgãos do município para facilitar a realização das atividades programadas. O evento foi realizado no auditório do CEJAL – Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Maria Pinho e contou com a participação de representantes de diversos órgãos da Prefeitura.

Na ocasião, a assistente social do CREAS, Emannuelle Gomes, ressaltou a importância da participação de todos para que o trabalho do centro seja realizado com precisão. “É importante que a gente conte com o apoio e vigilância de vocês. Porque os casos de violência podem ser identificados por qualquer um de nós e se vocês identificam casos que ainda não estamos tratando é necessário que liguem para o Disque 100 ou encaminhem para o próprio CREAS”, ressalta.

creas

Para 2014 o CREAS programou a implantação da “Sala de Espera” que consiste na realização de palestras breves, no máximo 10 minutos, nas recepções dos departamentos ligados a SEDES e unidades de saúde, para falar sobre violência. A pretensão é que esta ação seja iniciada em março deste ano e aconteça duas vezes por semana. O CREAS Itinerante lançado em 2013 continuará prestando atendimentos nos bairros distantes da sede para os munícipes que por algum motivo interromperam o acompanhamento. Já estão programados: Paramirim (26 de março); Santo Estevão (23 de abril); Jabequara da Areia (16 de julho); São Bento/ Roseira (20 de agosto); Campinas/ Gurujé (24 de setembro) e Conjunto Habitacional Perivaldo Calmon (19 de novembro).

Além dessas ações, o CREAS também irá promover a Semana de Enfrentamento e Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com previsão para início em março. E, em dezembro um Colóquio para prestar contas à comunidade sanfranciscana, das atividades ocorridas durante o ano.

O CREAS é uma unidade de atendimento público que oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade (casos de violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, dentre outros). A oferta dessa atenção especializada e continuada tem como foco a família e a situação em que vivem. Em São Francisco do Conde são realizadas atividades como:

• Apoio e acompanhamento especializado de forma individualizada ou em grupo a famílias e indivíduos;
  • Contribuição para o envolvimento e participação dos usuários nos movimentos de defesa e promoção de direitos;
  • Organização de encontros de famílias usuárias, fortalecendo-as enquanto espaço de proteção e sujeito social;
  • Referência e a contrarreferência com a rede de serviços socioassistenciais da proteção básica e especial;
  • Articulação com as demais políticas públicas, com as instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos e com os movimentos sociais;
  • Emite laudos e pareceres sempre que solicitado pelo Sistema de Garantia de Direitos dentro do seu nível de proteção;
  • Aciona os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos sempre que necessário visando à responsabilização por violações de direitos;
  • Realiza visitas domiciliares;
  • Realiza o mapeamento da rede (socioassistencial, de proteção e de inclusão social); dentre outras atividades.