Creche Isidória Borges realiza semana de conscientização contra a dengue

Durante a semana passada (02 a 06 de abril), a Creche Isidória Borges uniu forças para conscientizar seus pequenos alunos quanto aos perigos de se deixar água parada dentro de casa, uma das principais causas da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela. No Brasil, só no ano passado foram registrados 251.711 casos prováveis de dengue, a mais comum das quatro enfermidades.

A campanha de conscientização envolveu todos os alunos da creche, do G1 ao G3. Segundo a gestora da unidade escolar, Leilma Santos Freitas, “as crianças exploraram imagens do mosquito, panfletos das campanhas, confeccionaram cartazes, fizeram pinturas, colagens, assistiram a vídeos sobre o tema, dentre outras atividades”.

O Aedes aegypti apresenta cor preta ou marrom, com listras brancas distribuídas pelo corpo e patas, medindo, geralmente, menos de 1 cm de diâmetro. Ao contrário dos mosquitos comuns, ele possui hábitos diurnos. O mosquito da dengue, como é conhecido, costuma voar baixo e prefere picar suas vítimas nos pés, tornozelos e pernas.

Na sexta-feira (06), as crianças da Isidória vivenciaram uma divertida apresentação feita pelas professoras, com direito a cenário e figurino. “Foi visível o envolvimento das crianças nas atividades realizadas. Nosso aluno Rafael Pietro, por exemplo, ao final da dramatização, falou: ‘pró, quando o mosquito aparecer aqui de verdade, a gente vai mandar ele embora! Xô dengue!’”.

Skip to content