Creche Tio Cláudio incentiva a alimentação saudável

Na última sexta-feira, 06 de outubro, as crianças da Creche Tio Cláudio aprenderam, de forma lúdica, a importância da alimentação saudável, através de uma ação do Programa Saúde na Escola – PSE. O programa é uma política federal que tem por estratégia a integração entre Saúde e Educação para promover o desenvolvimento da cidadania e a qualificação das políticas públicas brasileiras. Segundo dados divulgados durante o 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, 90% dos municípios brasileiros já aderiram ao programa, que atua na articulação intersetorial das redes públicas de ensino, por meio de ações entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e redes de educação pública.

A equipe da Creche Tio Cláudio já começou suas atividades para fortalecer o Programa Saúde na Escola. De acordo com Ana Paula do Carmo Santos, diretora da creche, “a primeira ação foi realizada pela professora Adla, com apresentação de diversas frutas com cores, texturas, cheiros e tamanhos diferentes. Na aulinha, os pequenos também aprenderam a diferenciar frutas que têm uma cor por fora e outra cor por dentro. Em seguida, fizeram artes nas figuras das frutas com suas respectivas cores e montaram um mural”.

Na hora da refeição, servida com uma variedade de frutas, as crianças trocaram informações sobre o que aprenderam em uma roda de conversa. A próxima atividade do PSE na Creche Tio Cláudio será a construção coletiva de uma horta, com a participação de professores, alunos e respectivos pais e responsáveis. Dentre outras ações previstas estão as apresentações de peças teatrais, reforçando a importância da alimentação saudável para o pleno desenvolvimento das crianças.

Skip to content