Criação do Conselho LGBT foi pauta de reunião da SDHCJ

Representantes de várias secretarias do município de São Francisco do Conde e representantes da Sociedade Civil reuniram-se no dia 19 de maio, no PREVESF, para discutir a criação do Conselho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros – LGBT.

A reunião foi proposta pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude – SDHCJ, através da Gerência LGBT da secretaria, onde na oportunidade discutiram os entraves para que políticas públicas voltadas ao assunto sejam efetivadas no município.

Também foram discutidas medidas de prevenção e combate à violência, além de ações de combate à discriminação, às desigualdades sociais, econômicas e culturais sob a perspectiva de ampliar o processo de participação social da população LGBT.

No decorrer da reunião também foram expostos dados estatísticos com o número de homicídios de pessoas gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais.

De acordo com dados divulgados pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), o ano de 2016 foi o mais violento desde 1970 contra pessoas LGBTs. Foram registradas 343 mortes, entre janeiro de dezembro do ano passado. A cada 25 horas um LGBT foi assassinado, o que faz do Brasil o campeão mundial de crimes contra as minorias sexuais. A Bahia ocupa a segunda posição dentre os estados com 32 mortes, ficando atrás apenas de São Paulo (49 casos).

Sob o mapa da violência que se alastra em nosso estado, nos debruçamos em discutir e idealizar ações de combate à homo- lesbo-transfobia. Parabenizo a Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde pela atitude responsável e comprometimento com os direitos humanos, pela implantação da gerência LGBT e por todo apoio que vem sendo dispensado através da colaboração dos servidores​ públicos para esta causa. Mais políticas públicas, menos discriminação”, ressaltou a gerente do Departamento LGBT da Secretaria de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude de São Francisco do Conde, Fabiana Palmares.