Cultura: Conheça os projetos contemplados através do Edital 003/2017

Tendo por objetivo incentivar à cultura nas suas mais variadas formas de expressão, fomentando o desenvolvimento sustentável nas áreas de ciências, artes e letras do município, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Cultura – SECULT, lançou o Edital 003/2017.

Através do edital foi possível ofertar o cursos de Idiomas Instrumentais, para capacitar os fazedores de cultura, em bairros da sede, a exemplo dos grupos de samba, com a produção de uma cartilha bilíngue (Português – Inglês) contando a história de cada grupo. Com o advento do Festival de Samba, passou a ser de suma importância que se tenha um material para divulgação destes grupos.

A Casa De Cultura: Negra Obassi, em São Bento, também foi um dos projetos contemplados, cujo objetivo é a utilização dos saberes da religião de matriz africana, predominante oral, na composição e feitura das diversas vertentes da arte negra através da dança dos orixás, conhecimento de plantas do axé, preparação de atores para a montagem de espetáculos teatrais voltados para o axé e artesanato.

Também no bairro de São Bento acontece o projeto Trilhando na Cultura, que promove a formação de guias mirins culturais, estimulando a relação de pertencimento, por meio da leitura e vivência. Como conclusão do projeto será realizado um livreto com a história da comunidade de São Bento que, posteriormente, será distribuído nas escolas.

Já em Paramirim, está sendo realizado o projeto de cunho religioso ‘Povo Negro Nossa Raiz’, com o objetivo de promover, envolver, difundir e divulgar a importância da valorização da cultura afro- brasileira. Isso acontece através de oficinas, palestras, bate papo e apresentações de artista e grupos culturais no segmento afro.