Cursos do PRONATEC já começaram

pronatec

Em São Francisco do Conde, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) iniciaram novas turmas dos cursos de operador de sonda, pedreiro civil, eletricista de automóveis e encanador predial. A aula inaugural aconteceu na última segunda-feira, dia 15 de julho. Todo o curso acontece no antigo prédio da Escola Julieta Ribeiro Porciúncula, na Rua Getúlio Vargas, n° 27, Centro.

“Hoje, além das turmas que iniciam as aulas, temos duas classes que vieram receber certificados de conclusão. Estamos ainda, tentando trazer o curso de mecânica industrial para o município”, destacou Flávio Anastácio, Coordenador do Pronatec no município.

Representando as instituições responsáveis pela capacitação, o professor de matemática e física, Nelson Carvalho, do curso de elétrica industrial, e o assistente operacional da área automotiva, Evandro Cunha, relataram ter expectativas de realizarem um trabalho muito positivo no município. “Esperamos que os alunos aproveitem ao máximo”, revelou Nelson Carvalho . “Esses cursos têm a mesma qualidade dos que são ofertados nas capitais. Com a formação na área de elétrica industrial, por exemplo, eles podem trabalhar em montadoras, concessionárias e oficinas especializadas”, explicou Evandro Cunha.

O PRONATEC foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, através do SENAI. Em São Francisco, o programa é apoiado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES).

Recebendo o certificado, o aluno do curso de elétrica industrial e caldeiraria, Hebert Guilherme dos Santos, conta como conseguiu um emprego: “só com a matrícula do curso eu consegui uma entrevista e ingressei no mercado de trabalho. Essa é uma oportunidade única, pois as empresas que oferecem essas capacitações têm muita credibilidade”. Hebert é um dos 100 jovens que participaram da qualificação oferecida no último mês de maio.

As turmas são compostas por pessoas que recebem Seguro Desemprego – cadastradas no Sistema Nacional de Emprego (SINE); trabalhadores diversos, pessoas com deficiência e beneficiários de programas sociais de transferência de renda, como o PAS (Programa de Acolhimento Social) e Bolsa Família.

Cursos realizados pelo PRONATEC:

Matutino
Operador de sonda (40 vagas)
Pedreiro Civil (40 vagas)
Eletricista de automóveis (40 vagas)

Vespertino
Operador de sonda (40 vagas)
Eletricista de automóveis (40 vagas)
Encanador predial (40 vagas)

Skip to content