Delícias da culinária africana são ensinadas no Projeto Gastronômico Onjé Darugbô

São Francisco do Conde está experimentando as delícias da gastronomia tradicional com receitas nascidas nas senzalas, através do Projeto Gastronômico Internacional Onjé Darugbô – Cozinha Itinerante, que chegou ao município, nesta terça-feira  (23), e segue em seu segundo dia, resgatando as receitas tradicionais de senzala como: farofa d’água, rabada, moqueca de ovo, pirão de leite e outras delícias.

O curso foi um dos projetos selecionados nos Editais Setoriais 2016, do Fundo de Cultura da Bahia (secretarias de Cultura e da Fazenda) e nele serão 12 receitas aprendidas ao longo dos dias de trabalho, os pratos ensinados incluem, roupa velha, mugunzá, efó de camarão, farofa d’água, rabada, feijoada, galinha ao molho pardo, quiabada, carne seca com pirão de leite, xinxim, sarapatel e moqueca de ovo.

Ensinar o preparo desses alimentos é a missão do babalorixá Roberto Santana, mais conhecido como Pai Roberto, que deu início ao curso gastronômico internacional Onjé Darugbô (comida ancestral) Cozinha Itinerante.

O evento está acontecendo na Casart, na Nova São Francisco, das 08h30 às 12h, e está contemplando 30 participantes que serão certificados ao final do projeto.

O projeto visa perpetuar e difundir saberes e tradições da matriz africana. A iniciativa vai promover a qualificação em gastronomia étnica e sua inserção na economia criativa e dá continuidade a uma iniciativa da Associação Civil Filhos de Bárbara de promoção da cultura ancestral negra na Bahia, que teve início com o documentário “Onjé Darugbô, comida ancestral”.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas secretarias estaduais de Cultura e da Fazenda da Bahia. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: Mobilidade Artística e Cultural 2015.

Skip to content