Desfile do dia 7 de Setembro é marcado pela beleza das alas das escolas

DSC_1501

Sete de Setembro, Dia da Independência do Brasil, foi marcado em São Francisco do Conde por um desfile cívico que reuniu cerca de 1.400 alunos das escolas municipais. Muito brilho, fantasias, bandeiras, tudo preparado meses antes para garantir a beleza do desfile.

Este ano, grandes mestres da literatura brasileira foram homenageados, entre eles: o escritor e cartunista Maurício de Souza, autor dos quadrinhos Turma da Mônica; Castro Alves, Caetano Veloso, Jorge Amado, Monteiro Lobato, Vinícius de Morais, Ariano Suassuna, Bule Bule e o sanfranciscano José Jorge do Espírito Santo.

O desfile, que saiu da Rua Rodolfo Tourinho até a Praça da Independência, foi puxado por funcionários da SAMU, seguidos pela prefeita Rilza Valentim, acompanhada de funcionários municipais, secretários, assessores especiais e vereadores. Na sequência, o grupo de capoeira da escola Mestre Mário e a Filarmônica Lira 30 de Março – que executou o Hino Nacional e o Hino de São Francisco do Conde, abrindo oficialmente a festa.

O Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Maria Pinho (CEJAL) foi o primeiro a passar pelas ruas do município, acompanhado da Fanfarra Municipal Sanfranciscana (FAMSIB), homenageando a obra de Maurício de Souza, levando pras ruas as crianças, fantasiadas de personagens como ‘Mônica’ e ‘Cebolinha’. Em seguida, foi à vez do Instituto Municipal Luis Viana Neto (IMLVN), acompanhado pela Fanfarra Municipal de São Francisco do Conde (FAMUSC), tendo como homenageado o sanfranciscano José Jorge do Espírito Santo.

“É um prazer estar sendo homenageado aqui hoje, nesta, que é uma data importante para todo o país. Ao pensar o nosso desfile, imaginamos a importância histórica de São Francisco do Conde”, enfatizou José Jorge, que é professor do IMLVN.

As escolas fizeram apresentações cheias de brilhos e era possível ver o orgulho das crianças em participar do desfile. O Centro de Aperfeiçoamento do Saber (CEAS) veio acompanhado do Corpo Musical de Saubara (COMUSA), homenageando obras de Ariano Suassuna, Bule Bule, dentre outros. Logo após, veio à escola Joaquim Alves Cruz Rios que homenageou José de Alencar, Monteiro Lobato, Olavo Bilac, entre outras literaturas. Esteve acompanhada ainda do Bando Municipal Alves Cruz Rios.

Para encerrar os festejos do 7 de Setembro, o Centro Educacional Claudionor Batista (CECBA) trouxe em suas alas homenagens a Castro Alves, Machado de Assis, Monteiro Lobato, Lima Barreto, dentre outros, e a escola foi acompanhada da Fanfarra Municipal do CECBA (FAMCECBA).

O desfile foi uma promoção da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) e teve como tema: “A Educação de São Francisco do Conde Diferenciando e Semeando Leitores”. O assunto foi sugerido com base nas oficinas ‘Semeando Leitores’, que vem sendo realizadas pela SEDUC desde o início do ano letivo.