Dia 02 de Fevereiro será comemorado em São Francisco do Conde com homenagens a Yemanjá

2 de Fevereiro 484x323

Na próxima segunda-feira, dia 02 de Fevereiro, o município de São Francisco do Conde irá festejar Yemanjá – pelas religiões de matrizes africanas – ou Nossa Senhora da Luz, no catolicismo. A festa costuma atrair milhares de pessoas devotas para festejar e homenagear a Rainha do Mar. A programação da festa, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), inicia desde o domingo (01) com o cortejo das baianas, às 15h, na sede e bairros, e apresentação das baianas a partir das 17h, na Orla Marítima. Já no dia 02, a programação inicia às 10h e segue até às 18h, quando acontecerá o show da cantora Ju Moraes. Veja grade completa.

TRADIÇÃO

Yemanjá é protagonista de milhões de lendas. Ela se multiplica em várias versões e se transforma de acordo com a cultura local. Chegou ao Brasil nos tempos coloniais, trazida pelos escravos. Em terras africanas era a Deusa do Rio Ògùn, rainha das águas doces. Entre nós, ela se tornou a “Rainha do Mar”, com os títulos de Deusa da Compaixão, do perdão e do amor incondicional.

Em São Francisco do Conde, a festa de Yemanjá ganha o nome de Sirilândia. Idealizada por um grupo de amigos que se reuniam a beira mar, ao longo da Orla Marítima, para degustar os frutos do mar, em especial o “siri”, o qual gerou o nome SIRILÂNDIA. Ao longo de 20 anos, essa festa reúne adeptos do candomblé, grupos culturais e toda comunidade para tocar tambores, oferecer presentes e celebrar numa só religiosidade uma só fé. “Saudar a Rainha do Mar é um ato de reverenciar as riquezas e agradecer pelos frutos recebidos, tudo marcado por ato de fé”, destaca o secretário da Cultura, Osman Ramos.

Os primeiros colaboradores da Festa de Iemanjá da Sirilândia foram: Srº Aloísio (ex-secretário da SEINF); Paulo Fontoura, da Petrobras; Osman Ramos; Silvano Natividade; Augusto Sérgio (Garoa); Benedito Nunes (Maluco); Valter França; Eduardo (Eduardão); Atanazildo (Atanazio); D. Didi; Mãe Nini; Zé Locutor; Calmon pescador; Celeste Costa; e Gervásio Primo e Mário Moreira (ambos in memorian). Esta manifestação cultural era representada pelos terreiros, grupos culturais e sambas de roda, que abrilhantavam a festa em homenagem a Rainha do Mar. Hoje, a festa é organizada pela comissão, em parceria com a SECULT e comunidade franciscana.

SUSTENTABILIDADE

Visando às ações de sustentabilidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMA, através da equipe de Educação Ambiental, realizou palestra com os representantes das religiões de matrizes africanas, que irão fazer suas oferendas na tradicional festa de Yemanjá, no dia 02 de Fevereiro, sobre a importância das águas dos mares, rios e cachoeiras, enquanto elementos fundamentais à sobrevivência do ser humano no planeta. A ação realizada no último dia 21 de janeiro, que veio a atender a solicitação da Secretaria Municipal de Cultura – SECULT, abordou também a relação dos Orixás com os inúmeros elementos naturais, a exemplo das folhas, das florestas, das grutas e cavernas e do minério de ferro.

Foram distribuídos folhetos educativos relativos ao tema e também foi falado da preferência por presentes que gerem resíduos biodegradáveis, ou seja, material que pode entrar em decomposição no meio ambiente, evitando assim prejuízos à saúde dos animais marinhos.