Dia 13 de outubro é decretado Ponto Facultativo na Prefeitura de São Francisco do Conde

Por meio do Decreto Nº 2211/2017, a Prefeitura de São Francisco do Conde considerou o dia 13 de outubro, pós-feriado nacional de Nossa Senhora de Aparecida (12 de outubro), padroeira do Brasil, como Ponto Facultativo. A medida tem por objetivo a necessidade da promoção contínua da economicidade com os gastos públicos.

Fica desconsiderado como Ponto Facultativo, para cumprimento dos órgãos e entidades da administração pública municipal do Poder Executivo, as atividades desenvolvidas em serviços públicos essenciais ou que funcionem em regime de plantão.

História de Nossa Senhora Aparecida

De acordo com a lenda, no ano de 1.717, pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, com o objetivo de pescar peixes grandes para um jantar especial para o Conde de Assumar. Eles tentaram muito, mas não estavam conseguindo pescar nada. Quando já estavam quase desistindo, um pescador chamado João Alves apanhou uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, primeiro o corpo e depois a cabeça, e enrolou-a em um manto. De seguida, as suas redes, que até então vinhas vazias, abundavam em peixes. Dezessete anos depois do achado foi construída a primeira capela. Quando a Princesa Isabel veio ao Brasil pela segunda vez, ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes à imagem.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio e, 50 anos depois, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado oficial no país. No Dia de Nossa Senhora Aparecida também é celebrado o Dia das Crianças.