Dia 2 de maio será ponto facultativo nas repartições públicas municipais

calendario-2014 1

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde considera ponto facultativo nas repartições públicas da cidade a sexta-feira, dia 2 de maio. O dia 1º é feriado, devido a comemoração pelo  Dia do Trabalhador (Lei Federal N°10.607/02). Repartições públicas que prestam serviço de natureza emergencial ou em escala de plantão funcionarão normalmente.

Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data para celebrar as conquistas da categoria ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.

Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data.