Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso foi lembrado nesta segunda (12)

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude (SDHCJ), de São Francisco do Conde, promoveu um evento em lembrança ao Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso, nesta segunda-feira, dia 12 de junho, na Câmara de Vereadores. A data é celebrada mundialmente no dia 15 de junho.

Estiveram presentes na mesa do evento o secretário de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude, Márcio Junqueira; o ouvidor do município Alberto Jorge Mattos (Beto Maria) – representando o prefeito Evandro Almeida; o superintendente da Secretaria de Governo, Eliezer de Santana – representando o secretário da pasta e vice-prefeito Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe); a superintendente da Promoção Social e Combate à Pobreza, Daoana Salles – representando o secretário de Desenvolvimento Social e Esportes, Aloísio Oliveira; a enfermeira Laila Kelly – representando a secretária da Saúde, Eleuzina Falcão; a gerente de Promoção dos Direitos dos Idosos, Bianca Gomes, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Venilson Souza Chaves (Cravinho).

“Eu agradeço muito a meus avós por estar aqui hoje, por ser quem sou, porque eles que me criaram e eu sou muito grato a eles por isso. Se não fossem eles, talvez, eu não tivesse a oportunidade de viver. O nosso papel enquanto Secretaria de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude é estar de olho nessas situações e trabalhar com políticas especiais: política para negros, para defesa da religião, defesa da mulher, dos idosos. Essas políticas é que são o nosso carro chefe”, declarou  o secretário de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude, Márcio Junqueira.

O encontro foi marcado pela presença dos idosos do Serviço de Fortalecimento de Vínculos do município, que assistiram atentamente a palestra proferida por Bianca Gomes, gerente de Promoção dos Direitos dos Idosos, cujo tema foi “Tipos de violência contra o idoso e formas de combate”. Durante o evento foram abordados os tipos de violência contra o idoso, que pode se caracterizar em: física, sexual, psicológica, econômica e financeira, institucional, medicamentosa, abandono, negligência e autonegligência.

Em 15 de junho de 2006, a Rede Internacional de Prevenção de Maus Tratos às Pessoas Idosas (INPEA), em parceria com a Organização das Nações Unidas, declarou 15 de junho como o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. O objetivo é sensibilizar a sociedade para o combate às diversas formas de violência cometidas contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.

Onde denunciar violência contra o idoso:

Conselho Estadual do Idoso – CEI

Ministério Público Estadual