Diálogos Pedagógicos Virtuais do Ensino Fundamental e EJA 2021 teve como foco principal o uso das tecnologias para viabilizar o ensino remoto

Na manhã desta segunda-feira, 07 de junho, aconteceram às ações dos Diálogos Pedagógicos do Ensino Fundamental e da Educação para Jovens e Adultos (EJA), momento importante da Educação para o desenvolvimento do ano letivo 2021 que se inicia. O evento aconteceu de forma virtual, sendo transmitido através da plataforma do YouTube, pelo Canal da Prefeitura de São Francisco do Conde.

Estiveram presentes, a secretária da Educação, professora Ana Lúcia Britto, o secretário de Governo, professor Eliezer de Santana, representando o poder executivo e o presidente da Câmara de Vereadores, Luís Carlos Dantas (Luís de Campinas), representando o poder Legislativo.

O tema escolhido pela Secretaria da Educação – SEDUC em 2021 foi: “Tecnologias, Inovação Pedagógica e Educação Básica: Desafios e Possibilidades”. A escolha do tema está diretamente ligada ao contexto de pandemia, que está sendo vivenciado e que tem interferido de forma significativa no modo como as aulas estão acontecendo, sendo um grande desafio para toda comunidade escolar.

Para abertura do evento, houve o Momento Cultural, com o “Jornal Vamos Conhecer”, apresentado pelo professor e arte-educador Kauê e pela arte-educadora Emanuelle Matos, discorrendo sobre as inovações tecnológicas e sua importância.

Participou do evento como palestrante da Conferência de Abertura, a Professora Priscila Santos – Graduada em Letras, especialista pela PUC/RIO em Metodologias, Tendências e Foco no Aluno; Supervisora Pedagógica do CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável); Ênfase de estudos em inovação, formação, monitoramento e avaliação.

A proposta da Secretaria da Educação no que tange às questões pedagógicas, nesse contexto, é viabilizar o ensino remoto e trazer para o corpo docente as responsabilidades que as novas configurações exigem, além de fazer com que os meios possíveis sejam obtidos e utilizados, para que assim, seja possível fazer dar certo.

Para Andreína Santana, diretora Pedagógica, esse momento é propício para fazer dos meios sociais uma possibilidade, com novas formatações e novas estratégias que possibilitem o “fazer acontecer”. “Nosso papel hoje é compreender da melhor forma como os meios virtuais podem ser utilizados nas salas de aula, entendendo que vai chegar o momento de retornar, vencendo esse desafio, mas sabendo que nunca mais vamos deixar de lado o uso dessas tecnologias”, destacou.

A Secretária da Educação, Ana Lúcia, em sua fala, discorreu sobre os desafios da adaptação à modalidade remota, destacando a desigualdade de acesso às tecnologias e o desafio dos professores em aprender a lecionar em um contexto diferente do que fazia antes.

“Teremos que trilhar para que nossos profissionais se adaptem às diversas transformações que estão ocorrendo na educação e na sociedade, com isso, o papel da família no processo educacional é fundamental para as crianças e adolescentes, uma vez que o processo educacional torna-se mais dependente da presença dos familiares, assim, precisamos contar com o apoio, a ajuda e a compreensão de todos”, disse a secretária.

“Vamos precisar estreitar o diálogo para construirmos juntos novas perspectivas voltadas ao uso de tecnologias acessíveis e meios que aproximem os nossos alunos e alunas, viabilizando o processo do ensino remoto”, finalizou.

Skip to content