Diálogos Virtuais: Formação para Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino será realizada por segmentos e por videoconferência

A partir de hoje (09), a Secretaria Municipal da Educação – SEDUC de São Francisco do Conde realizará uma série de formações com os coordenadores pedagógicos das creches e escolas municipais. Dividido por segmentos, o Encontro Formacional/ Diálogos Virtuais acontecerá pelo aplicativo WEBEX MEET (com execução dos Anos Finais, que será pelo Google Meets).

O primeiro dia de formação será com o segmento da Educação Infantil, às 09h; seguido pela Educação de Jovens e Adultos, no dia 10 (às 09h30); finalizando com o Ensino Fundamental, no dia 12 de junho. Os Anos Iniciais acontecerá pela WEBEX MEET (9h30); e os Anos Finais Google Metts (10h).

Em síntese, a diretora pedagógica da SEDUC, Cristiana Ferreira, disse que a formação será feita por segmento, “para orientar e pensar junto com os grupos, as atividades realizadas e as que estão sendo planejadas”.

Durante o Encontro Formacional/ Diálogos Virtuais, os desafios da educação remota serão um dos pilares da reflexão. O Referencial Curricular Franciscano – RCF e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC também estão na pauta, que inclui a socialização de trechos do RCF e da BNCC, analisando os conceitos fundantes do RCF para cada segmento, com suas respectivas expectativas de aprendizagem.

Iremos trazer questões sobre o Currículo Franciscano da EJA, de acordo com uma proposta de currículo etnoconstitutivo que prioriza as narrativas e experiências dos estudantes, assim como sua cultura, memória e identidades como requisitos significativos para serem valorizados nas proposições de atividades remotas enquanto durar o afastamento social”, pontuou a gerente da EJA, Márcia Mariño.

Outra proposição do encontro é compartilhar e analisar as rotinas e atividades desenvolvidas para as creches e pré-escolas da rede, no caso da Educação Infantil, e das escolas, para os demais segmentos, com orientações para elaboração das rotinas e das atividades impressas.

Para Lilian Souza, gerente da Educação Infantil, “são muitos desafios que o período da pandemia tem imposto para tod@s nós, mas a SEDUC, junto com os profissionais da Educação Infantil, tem unido esforços na busca de manter os vínculos entre família e a escola”.

Ela ainda disse que “o ‘Diálogos Formativos’ com os coordenadores pedagógicos é mais uma dessas ações que têm o objetivo de promover a formação continuada, visando fomentar e qualificar a atuação destes profissionais nas unidades escolares. Esse momento será importante para discutirmos as ações desenvolvidas com o ‘Diálogos Virtuais’ e propormos novas estratégias que orientem o trabalho coletivo, no segmento da Educação Infantil de toda a rede municipal de São Francisco do Conde”.

Ao final de cada encontro formacional será socializado um formulário do Google Docs para que os profissionais avaliem as atividades.

Sobre o encontro formacional da EJA, que acontece na quarta-feira (10), a gerente do segmento informou que “o intuito é refletir sobre a importância da continuidade dos estudos dos jovens e adultos, e estratégias de acompanhamento adotadas pelas Unidades Escolares no período da pandemia”.

Neste encontro também iremos discutir e analisar as ações/atividades mais efetivas para o público da EJA em situação de isolamento social, além de definir, coletivamente, ações estratégicas para o retorno das atividades pós-pandemia, a fim de garantir a continuidade e efetividade no processo de alfabetização e letramento dos estudantes jovens e adultos”, explicou Márcia Mariño.

Durante as formações serão pensadas as ações pedagógicas que visam garantir a aprendizagem dos estudantes, conforme salientou Jefferson Moreira. “A formação visa, sobretudo, orientar os coordenadores pedagógicos e gestores escolares na continuidade das propostas que eles têm feito das atividades remotas, buscando a qualificação do trabalho pedagógico, com vistas a garantir a aprendizagem dos estudantes”.

A formação dos Anos Finais acontecerá pelo Google Meets, em três momentos. “No primeiro momento, a gente quer fazer uma escuta desses coordenadores pedagógicos e quais têm sido os desafios e as demandas, além dos sucessos, também, que eles têm enfrentado nesse momento de pandemia, quais atividades remotas eles têm realizado. Posteriormente, a gente visa trazer orientações para a construção de um plano de ação emergencial, buscando estratégias interventivas para qualificar as ações pedagógicas pós-pandemia, já pensando no nosso retorno escolar”.

A fim de dar continuidade às propostas de formação e desenvolvimento profissional dos coordenadores pedagógicos, resultará dos encontros a formação de Grupos de Estudos. “Um dos objetivos é fornecer a fundamentação teórica conceitual do saber-fazer dos coordenadores no interior das escolas”, esclareceu Jefferson Moreira.

Na Educação Infantil, a sugestão para o primeiro livro a ser estudado é a obra “Ludicidade, Cultura e Formação de Professores” (Cristina D’Ávila – Tânia Ramos Fortuna – Orgs.), que aborda conceitos como ludicidade, cultura lúdica e formação de professores.

Para participar do Encontro Formacional/ Diálogos Virtuais pelo computador é preciso acessar www.webex.com e pelo celular, baixar o aplicativo WEBEX MEET. Para a videoconferência pelo GOOGLE MEETTS é necessário estar logado na conta Gmail, no horário da reunião.