Direito Administrativo é tema de formação com gestores escolares

Nos dias 09 e 10 de agosto, os gestores escolares da rede municipal de ensino irão participar de uma formação em Direito Administrativo, que acontecerá no auditório 02 de Julho.  A ação faz parte de um ciclo formativo promovido pela Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), que se iniciou com a preparação de diretores e vices para o Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, ocorrida nos dias 10, 17 e 31 de julho.

O facilitador da formação em Direito Administrativo é o advogado Wagner Curse, que possui ampla experiência na área, tendo sido diretor de Assistência ao Educando na SEDUC, de 2009 a 2012. Atualmente, o Dr. Wagner atua como diretor do Departamento de Modernização na Secretaria Municipal de Infraestrutura da Prefeitura de São Francisco do Conde, além de prestar assistência jurídica na área do Direito do Trabalho para o Sindicato dos Empregados no Comércio de Feira de Santana.

Segundo Dulcilene Santos, diretora de gestão escolar, “esse ciclo formativo foi pensado tendo em vista a necessidade de realizar uma constante formação com os diretores e vice-diretores das unidades escolares municipais. Os temas escolhidos visam garantir uma formação que auxilie os gestores na resolução de problemas do cotidiano, além de qualifica-los para uma melhor gerência em nossas creches e escolas”. O próximo tema a ser tratado neste Ciclo de Formação para gestores escolares é Liderança, que será ministrado pela psicóloga Jaqueline Dantas, do setor de Recursos Humanos da SEDUC.

Uma das metas do projeto Voar, o plano estratégico da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC é a valorização profissional. Nesse sentido, outras formações têm sido realizadas pela Secretaria da Educação, voltadas para diretores, vice-diretores, assistentes de direção e secretários escolares.

No dia 31 de julho, os secretários escolares participaram de uma formação com o professor Admari Cajado da Silva, onde se tratou da consciência da profissão, o perfil do profissional, a relação profissional de trabalho, a responsabilidade da função e aspectos de ética e moral. No dia 03 de agosto, os assistentes de direção passaram pela mesma formação, só que conduzida pelo professor João Grilo.

Já no dia 02 de agosto, foi a vez dos diretores receberem uma formação voltada para a compreensão da função do Gestor Líder e Autônomo e suas relações hierárquicas, entendendo os papéis e atribuições administrativas e pedagógicas. Essa formação, ministrada pelo facilitador Lázaro, será repetida nesta terça-feira, 07 de agosto, tendo como público-alvo os vice-diretores escolares da rede municipal de ensino.