Diretoria Pedagógica da SEDUC promove a I Roda de Conversa da EJA

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada àqueles que não deram continuidade em seus estudos ou não tiveram acesso ao Ensino Fundamental na idade convencional. Antigamente chamado de supletivo, a EJA contempla estudantes mais maduros e com pressa em aprender. A fim de ofertar esses alunos com novos conhecimentos, a Diretoria Pedagógica da SEDUC está realizando a I Roda de Conversa da EJA.

O evento acontece em dois momentos. Nos dias 21 e 22 de novembro, com a temática O conhecimento, a ética e o mundo do trabalho: por um futuro promissor e nos dias 27 e 28 do mesmo mês, onde a temática será Saúde do trabalhador e qualidade de vida. A atividade foi planejada em consonância com a disciplina Projeto de Vida que compõe o currículo da EJA.

Nos dois primeiros dias do encontro, organizado pela Gerência da EJA – composta por Josseleni Costa, Marcia Marino e Jamile da Hora – o objetivo foi ampliar o conhecimento sobre as atuais exigências no mundo do trabalho, estabelecendo relação entre educação, aprendizagem e postura profissional. Em um clima motivacional, teve-se a participação do professor de dança da Rede Municipal de Ensino, Danilo Ferreira, que movimentou o público presente ao ritmo da Zumba. A outra convidada foi Lídia Leiva Claro, design e professora, especialista em Desenvolvimento Humano e Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional com Técnicas avançadas em Treinamento, Recrutamento e Seleção.

“Ao iniciar sua apresentação, Lívia usou uma dinâmica e linguagem apropriada para essa clientela, chegando com uma vestimenta simples e sandália rasteira para provocar discussões sobre como devemos e não devemos nos apresentar para uma entrevista de emprego e no ambiente de trabalho. No mesmo espaço, mudou de postura e colocou algumas peças do vestuário mais formal, além de um sapato social, provocando um novo olhar na turma. Assim prosseguiu dando orientações e motivando a participação do grupo na dinâmica”, explicou a gerente da EJA, Josseleni. Ainda segundo ela, “foi uma noite muito especial para nossos estudantes, alguns relataram o quanto gostou da aula diferenciada e que gostariam de participar de outros momentos como esse. A equipe da SEDUC se fez presente no evento prestigiando e dando apoio necessário à Gerência da EJA”.

Na terça, o evento ocorreu no Auditório da Escola Arlete Magalhães (antiga CEJAL) e foi voltado para jovens, adultos e idosos da Escola Joaquim Alves Cruz Rios e do Instituto Municipal Luiz Viana Neto. Os estudantes do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Saber participam da roda de conversa no dia 22.

Skip to content