Edição 2014 da Jornada Pedagógica acontece de 04 a 07 de fevereiro

jornada

“LEGITIMAR: Gentes, Saberes, Sabores e Fazeres na Educação de São Francisco do Conde”. É com este tema, cujo objetivo perpassa pela validação da aprendizagem, que a Prefeitura através da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) lança a edição 2014 da Jornada Pedagógica. O evento, que é aberto ao público, acontece no período de 04 a 07 de fevereiro.

O descerramento oficial do encontro está programado para as 09 horas, do dia 04, terça-feira, no Ginásio de Desportos Edvaldo dos Santos – Baiacão. Após o Café com Sabores… Sabores da Educação irão participar da mesa de abertura da solenidade a prefeita Rilza Valentim, o vice-prefeito Evandro Almeida, os secretários municipais Cristiana Ferreira (Educação) e Aloisio Oliveira (Desenvolvimento Social), além da diretora pedagógica da SEDUC Elienai Barreto, do presidente da Câmara de Vereadores Eliezer de Santana, representante da APLB Dielson Juvêncio e um representante da direção escolar. Em seguida, haverá o lançamento do livro “Semeando Leitores: Semeando Poesias” – obra desenvolvida ao longo do ano de 2013 pela Secretaria da Educação de São Francisco do Conde com os estudantes da rede municipal. O evento marca ainda o lançamento do programa “Educa Chico”, cujo objetivo está na promoção de melhores índices de rendimento no ensino, elevação da proficiência e diminuição dos índices de evasão escolar.

O dia seguinte à abertura da Jornada, 05 de fevereiro, será dedicado às Oficinas Pedagógicas. Professores e coordenadores pedagógicos, além de diretores e secretários escolares estarão reunidos nos horários das 08h às 12h e das 13h às 17h em diferentes pontos da cidade, com o objetivo de traçar estratégias de legitimação do processo ensino/aprendizagem. Os grupos estarão formados no CEJAL (Complexo Escolar Julieta Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Pinho), na Câmara de Vereadores e no auditório da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), sendo que o horário de 19h as 22h será dedicado apenas aos profissionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O planejamento 2014 será realizado nos dois últimos dias do encontro, 06 e 07 de fevereiro. Os grupos temáticos farão encontros nas Unidades Escolares, em turnos diferentes (08h às 12h, 13h às 17h, 19h às 22h), visando à escrita das Diretrizes Curriculares da Educação Municipal. O desafio do grupo está em fazer com que os sujeitos se reconheçam como produtores e transformadores da cultura e do contexto no qual estão inseridos, como afirma a secretária Cristiana Ferreira. “O desenvolvimento do nosso trabalho consiste na prática pedagógica focada na identidade sócio-histórico e cultural. Queremos que o sentido de pertencimento e o respeito às singularidades multiculturais sejam cada vez mais fortalecidos, uma vez que estes são norteadores da reafirmação da identidade e do respeito às diferenças, legitimado na escrita das Diretrizes Curriculares do município”, destaca a secretária.

Prévias da Jornada

Na última quinta-feira, 30 de janeiro, toda a equipe de coordenadores pedagógicos da SEDUC se reuniram no CEJAL para realizar o planejamento das atividades iniciais do Ano Letivo 2014, tanto a temática anual quanto o tema da 1ª unidade foram discutidos. Para composição da tarefa, cada educador recebeu da secretaria um módulo para orientação das atividades.