“Educa Chico” escreve novo capítulo na história da educação de São Francisco do Conde

educa chico cruz rios 3

São Francisco do Conde escreveu um novo capítulo na história da educação nesta sexta-feira (13), quando os pais de 259 alunos da rede municipal assinaram os contratos de abertura de contas, que vão possibilitar aos seus filhos receberem o “Educa Chico”. O programa da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, é um benefício que tem como objetivo melhorar o desempenho escolar dos estudantes em situação de risco.

Os primeiros a assinarem os contratos de abertura de contas, junto a Caixa Econômico Federal, foram os pais de alunos da Escola Joaquim Alves Cruz Rios, na Pitangueira, que foi a escolhida para o início das atividades.

“Esse programa veio resgatar a importância da educação na vida do aluno. Foi uma grande sacada da então prefeita Rilza Valentim (in memoriam), que veio valorizar o alunado não apenas em sala de aula, mas em questões como: cultura, esporte, desenvolvimento, saúde e a cidadania, ajudando a desenvolver todas as habilidades deles. Isso vai refletir daqui a algum tempo, em uma população mais digna, humana e cidadã, e vai fazer com que nossos jovens cada dia mais alcancem seus objetivos”, afirma Alcimar dos Santos, diretor da escola Joaquim Alves Cruz Rios.

O evento contou ainda com a presença do prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, da secretária da Educação, Ana Christina Oliveira, e do gerente da Caixa Econômica Federal do município, Delmiro Asfora Pardo Romero, entre outras autoridades e representantes da SEDUC.

“Este é um programa muito sério e comprometido com a educação dos filhos desta terra”, revelou Anailton dos Anjos, coordenador do “Educa Chico”. Já a secretária Ana Christina Oliveira, falou sobre as condicionalidades para recebimento e inscrição do aluno no programa e afirmou aos pais que pelo menos 30% dos recursos recebidos devem ser gastos com a formação dos filhos deles em cursos diversos de informática, línguas, bancas de reforço escolar e outros. Ela também explicou que para atingir a meta do programa e ter direito ao benefício, que varia de R$700 a R$1.200, o aluno deverá ter além das notas necessárias, uma participação que some 70 pontos em atividades extracurriculares, de escolha do estudante.

O que esta gestão visa é melhorar o desempenho dos alunos, mas esse compromisso não é apenas nosso. Precisamos que os pais estejam juntos, pois a melhoria da educação é um objetivo comum de todos nós. Além disso, estamos buscando também formas de premiar professores e a escola pelos bons resultados que vamos alcançar através do programa”, explicou Ana Christina Oliveira.

educa chico cruz rios 5Já o prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, lembrou que esse programa teve início através de Rilza Valentim: “eu estou aqui hoje cumprindo o compromisso que tenho com este município de levar adiante todos os bons projetos de Rilza”, afirmou. Ele agradeceu também a equipe da SEDUC e a Caixa Econômica e lembrou que para dar certo o projeto depende de todos.

Por fim, o gerente da Caixa Econômica Federal do município, Delmiro Asfora Pardo Romero, parabenizou a iniciativa da gestão e revelou que a conta que estaria sendo aberta naquele momento é uma conta poupança e que os cartões devem chegar em um prazo de 15 a 20 dias e serão entregues na própria escola.

“Educa Chico”
Com o “Educa Chico” os estudantes terão uma ampla oferta de ações educativas em turno oposto a sala de aula. Sendo assim, o programa irá promover o fortalecimento e integração das ações voltadas para a formação integral na educação, buscando ampliar o plano de atividades complementares a jornada escolar, com foco na formação cidadã. Ele é um conjunto de ações que pretende diminuir as distorções de série e idade, diminuindo a evasão e melhorando o rendimento escolar.