Educa Chico promove fortalecimento da educação de mais 455 jovens franciscanos

EDuca Chico

A educação é uma mão de via dupla. Precisamos de todos para melhorar a qualidade do nosso ensino”. Foi com essas palavras de Ailton Rogério, diretor do Centro de Estudos de Aprendizagem do Saber (CEAS), localizado em Caípe, que no último dia 22 de julho mais 455 jovens, estudantes do Ensino Fundamental II, receberam os cartões do programa Educa Chico. O número total de beneficiários já chega a 1.120 e a expectativa é que ultrapasse 1.300 estudantes. “É preciso que alguns pais dirijam-se a agência bancária para fazer a assinatura do contrato de abertura da conta, do contrário, o benefício não poderá ser depositado”, lembrou o gerente da Caixa Econômica Federal do município, Rogério Teixeira. Atualmente, mais de 180 pais encontram-se com pendências relacionadas ao programa educacional. Dentre as causas estão as faltas de documentação e de comprovação do ensino na rede municipal, por no mínimo dois anos, além da não assinatura dos contratos. Na oportunidade, Teixeira informou que é preciso deixar um saldo na conta para que a mesma não seja encerrada e os pais tenham novamente de passar pelo mesmo processo burocrático de abertura das contas. De acordo com o gerente, aqueles contemplados pela ação já estão aptos a realizar os saques nas agências da CEF, inclusive na de São Francisco do Conde, mesmo após a explosão de caixas eletrônicos do último fim de semana.

Entre os objetivos do Educa Chico estão os de melhorar os índices da educação local e a diminuição da evasão escolar e das distorções série/idade. Objetivos estes que foram ressaltados pelo coordenador geral do programa, Anailton dos Anjos, e pela secretária municipal da Educação, Ana Christina Oliveira. “Não podemos deixar de falar da importância da Câmara de Vereadores na aprovação desse projeto. Rilza (in memoriam), quando pensou no Educa, pensou em um programa para fortalecer as famílias e melhorar os índices educacionais, por meio do fortalecimento integral e cidadão de cada um desses jovens. Parte desse recurso que vocês vão receber deve ser gasto em atividades extracurriculares, seja curso de informática, línguas, comprando tablete, enfim, 30% deve ser gasto com o filho de vocês e esse valor deve ser prestado conta […] precisamos de vocês, pais. A escola é o meio de conduzir os alunos pelo bom caminho”, ressaltou a secretária.

Presente a ação, o prefeito Evandro Almeida, antes de realizar a entrega simbólica do cartão a Alzira da Silva Conceição, mãe do aluno Alex da Silva Conceição (14 anos), trouxe uma grande novidade aos franciscanos. “Eu estive em reunião com o gerente da Petrobras e há uma probabilidade muito grande dessa área em que estamos ser doada para a Prefeitura de São Francisco do Conde. Com isso, poderemos melhorar as condições da escola e transformar esse espaço num projeto merecedor do povo franciscano”. Aplaudido de pé por pais, alunos e professores da instituição, Evandro tomou sua história de vida como exemplo de superação. “Não invistam só os 30% do recurso nos filhos de vocês não, invistam mais. Eu digo isso porque sou de família humilde e meu pai sempre me falava que a única coisa que ele podia fazer por mim e meus irmãos era dar estudo. Eu fui pra Salvador estudar, não foi fácil, mas foi a partir daí que as oportunidades surgiram e hoje eu posso estar aqui como prefeito testemunhando isso a vocês”. Evandro reforçou que o Educa Chico foi um compromisso assumido na gestão da então prefeita Rilza Valentim, em que ele era vice, e que foi mais uma ação cumprida. Porém, não para por aí, como avalia o gestor. “Eu e toda minha equipe vamos continuar lutando por melhorias pra vocês. Vamos mostrar as pessoas que viver em São Francisco do Conde faz toda diferença”.

O evento contou também com as presenças dos vereadores Luís de Campinas e Venilson Chaves (Cravinho), o qual, enquanto representante da Comissão de Educação, se comprometeu em realizar visitas nas escolas do município e acompanhar as ações do Educa Chico; secretários municipais e assessores especiais também prestigiaram a ação.

Já foram beneficiados os alunos do Centro Educacional Claudionor Batista (CECBA) – Monte Recôncavo (194 jovens) e do Centro Educacional Joaquim Alves Cruz Rios (CEJACR) – Pitangueira (298 jovens). No próximo dia 30, os contemplados serão os alunos do Instituto Municipal Luiz Viana Neto (IMLVN) – sede (367 jovens).

EDUCA CHICO – oferece aos estudantes uma ampla oferta de ações educativas em turno oposto a sala de aula, promovendo o fortalecimento e integração das ações voltadas para a formação integral na educação, buscando ampliar o plano de atividades complementares a jornada escolar, tendo como foco a formação cidadã. O programa é um conjunto de ações que pretende diminuir as distorções de série e idade, de evasão escolar e melhorar o rendimento na sala de aula.

Todas as escolas de Ensino Fundamental II, da rede pública municipal de São Francisco do Conde, aderiram ao programa. O “Educa Chico”, Lei Municipal Nº 334/2013, de 06 de dezembro de 2013, está investindo mais de R$ 2 milhões na educação dos jovens franciscanos, o que corresponde ao recebimento de:

– R$ 700,00 (setecentos reais), para aqueles que obtiverem média ponderada de 5,0 a 5,9 (pontos);

– R$ 1.000,00 (um mil reais) para média ponderada de 6,0 a 6,9 (pontos);

– E, R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais) se a média ponderada for 7,0 (pontos) a acima.