Educa Mais foi lançado com o objetivo de transformar a educação de São Francisco do Conde

educa mais lançamento 2016 junho 4

Para transformar a educação de São Francisco do Conde, a Prefeitura Municipal lançou na última quarta-feira (15) o Programa Educa Mais, que vem com o intuito de promover a capacitação da rede, de construir pólos educacionais digitais, políticas de educação inclusiva, acompanhamento de saúde dos alunos, incentivo à prática esportiva, ações de integração família-escola e desenvolvimento por todo município. O Educa Mais faz parte do “Projeto TranSFormar – Para Nossa Cidade Avançar Ainda Mais”, da Prefeitura Municipal que vem transformando a vida da população franciscana.

Estiveram presentes na mesa do evento: representando o prefeito Evandro Almeida, o secretário de Governo – Alberto Jorge Mattos; a secretária da Educação do município – Ana Christina Oliveira; o secretário de Esportes e Lazer – José Everaldo; os vereadores Venilson Souza Chaves (Cravinho) e Eliezer de Santana; alem do diretor do IBRADESC – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento das Cidades (instituto de formação que atende ao município) – Neilon Gomes. No auditório estiveram presentes representantes da Secretaria da Educação, além de outras secretarias municipais e a comunidade local.

educa mais lançamento 2016 junho 2

“Esse programa vem para fortalecer as ações educativas aqui em São Francisco do Conde e visa a melhoria da qualidade da educação que a gente oferta no nosso município. Vamos buscar tudo isso junto com as famílias dos nossos alunos”, declarou Ana Christina Oliveira, secretária da Educação do município.

Confira as ações previstas para o Educa Mais:

Creche Mais com Saúde Mais – A SEDUC, em parceira com a Secretaria da Saúde (SESAU), implantará o Projeto Creche com Mais Saúde, que objetiva avaliar o estado de saúde dos alunos matriculados nas creches do município, através da pesquisa de incidência de anemia ferropriva e doenças causadas por parasitas intestinais.

Esporte Mais na Escola – A SEDUC, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer (SECEL), vai realizar o projeto “Esporte Mais na Escola”, visando à democratização do acesso de crianças e jovens ao esporte, através da prática de diversas vivências esportivas, inserindo definitivamente uma proposta de esporte na escola.

– Cardápio Mais – O objetivo do Cardápio Mais visa atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência na escola, através da inclusão de gêneros alimentícios da agricultura familiar. Desta forma, pode-se contribuir para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como com a formação de hábitos alimentares saudáveis e fortalecimento da produção local.

Escola Modelo Padrão – Pretende regulamentar e adotar uma estrutura de escola-modelo, focada em sustentabilidade e acessibilidade, garantindo exigências mínimas de quadro de pessoal, serviços de apoio, estrutura física e instalações adequadas à oferta de educação que assegure as condições de aprendizagem e ao desenvolvimento pleno dos alunos da rede municipal de ensino de São Francisco do Conde. Os projetos arquitetônicos para construção seguirão os padrões do Manual de Escolas Sustentáveis e do Programa Escola Acessível do MEC.

Minha Escola – O Projeto Minha Escola visa trabalhar à conscientização da importância da preservação do patrimônio na comunidade escolar, bem como despertar o sentimento de propriedade do bem público. O projeto será realizado através de oficinas e campanhas educativas que contribuirão para desenvolver o sentimento de cidadania, respeitando e conservando o patrimônio escolar.

Núcleo de Intervenção e Mediação Escolar (NIME) – O NIME visa a prevenção à violência nas escolas e ampliar o acompanhamento familiar através de intervenções pedagógicas e disciplinares. Será composto por equipe multidisciplinar com os seguintes profissionais: psicólogo, assistente social, psicopedagogo e outros profissionais.

– Sala do Futuro – Com estrutura de alta tecnologia, as Salas do Futuro serão equipadas e projetadas para um modelo de educação de referência. Os espaços atenderão os alunos do Fundamental I e II em 3 pólos (sede e dois nos distritos).

– Olimpíadas do Conhecimento – O Projeto Olimpíadas do Conhecimento promove, de forma lúdica, a elevação da capacidade leitora dos alunos do 5º ano em Língua Portuguesa, Matemática (interpretação de situação-problema) e Ciências.

Semana do Estudante – A SEDUC e SECEL, em parceria, realizarão a Semana do Estudante com uma ampla programação de atividades esportivas, em turnos opostos ao período das aulas, objetivando a integração social e alternativas de lazer, afastando crianças e jovens de práticas não saudáveis. Serão realizadas oficinas e atividades lúdicas, além de um Festival de Talentos.

Sistema de Avaliação das Unidades Escolares – Visando garantir o funcionamento pleno das unidades escolares o Sistema de Avaliação vai acompanhar, criteriosamente, a freqüência tanto do aluno quanto do professor, assiduidade da direção, alimentação escolar, sistema transporte escolar, manutenção da infraestrutura física (civil, hidráulica, elétrica), ações de TI (setor de Tecnologia da Informação), conservação dos equipamento, além da nota da unidade escolar no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

– Inclusão MAIS – A SEDUC implantará o Projeto Inclusão Mais que visa mudanças estruturais na área de Educação Especial com vistas à promoção do ensino e da aprendizagem, visando a prática de políticas inclusivas vigentes.

Formação/ Capacitação da rede – Capacitar a rede municipal de ensino visando a melhoria da qualidade da educação.