Educação Alimentar e Nutricional para as famílias dos estudantes da rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), através de sua equipe de nutricionistas, está realizando uma ação de Educação Alimentar e Nutricional direcionada aos pais/responsáveis dos alunos da rede municipal de ensino de São Francisco do Conde. Na terça-feira (20), a unidade escolar contemplada foi a Creche Maria das Mercês.

Segundo a nutricionista Carolina Matos, “as ações de Educação Alimentar e Nutricional no ambiente escolar, cujas atividades são voltadas para os pais dos alunos, visam orientar as famílias quanto à adoção de práticas alimentares promotoras da saúde, isso porque o acesso às informações sobre as características e fatores determinantes da alimentação saudável e adequada conscientiza as famílias a fazerem suas escolhas alimentares mais saudáveis, de forma autônoma e voluntária. Para tanto, a ação é baseada nas recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira”.

Durante a atividade, é apresentada aos pais a importância do tipo de processamento ao qual os alimentos são submetidos antes de sua aquisição, preparo e consumo. A intenção é revelar a influência desse processamento na qualidade dos alimentos, desde o seu valor nutricional e cultural até o impacto social e ambiental que dele resulta.

Dentre as quatro categorias de alimentos apresentadas estão: alimentos in natura ou minimamente processados; óleos, gorduras, açúcares e sal; alimentos processados; e, alimentos ultraprocessados. Além dessas informações, na ação também é mostrada a quantidade de gordura, sal e açúcar presente em alguns alimentos ultraprocessados. A orientação da equipe de nutricionistas da SEDUC é desestimular o consumo desses produtos, devido às consequências que esses alimentos podem causar no organismo, quando consumidos em excesso. Alguns desses prejuízos são cárie dental, sobrepeso, obesidade, diabetes, doenças do coração, câncer, etc.

Conforme afirma a nutricionista Jaqueline Passos, ”orientar os pais quanto à adoção de práticas alimentares saudáveis no seu dia a dia, é de extrema relevância para a saúde dos escolares, pois cada vez mais crianças e adolescentes são acometidos por problemas de saúde oriundos de mudanças no modo de vida da população, incluindo mudanças importantes no consumo alimentar. Além disso, a parceria entre a escola e os pais é de fundamental importância para a formação de hábitos alimentares saudáveis dos escolares, conforme preconiza o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE”.