Educação e Polícia Militar promoveram ação de resistência às drogas na escola

seduc 1

Na última segunda-feira, dia 16 de março, a Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), de São Francisco do Conde, promoveu para os estudantes da Escola Frei Elisei Eisman, Fundamental I, uma palestra do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), ministrado pela soldado da Polícia Militar da Bahia, Juliana Krissia.

O PROERD é um programa criado em 1992 e passou a ser desenvolvido na Bahia, a partir de 2013. O objetivo é propor ações conjuntas entre a Polícia Militar, escola e família para prevenção e redução do uso de drogas e da violência na comunidade escolar.

Há algum tempo já vínhamos discutindo as questões de violência e drogas e também buscando soluções junto aos órgãos como: Conselho Tutelar; Gerência de Atenção à Criança e ao Adolescente, da Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES e polícias Civil e Militar, visando criar um comitê de segurança escolar. Foi assim que descobrimos o PROERD e lançamos esse projeto-piloto na escola Frei Eliseu, para preparar os nossos alunos a lidarem com situações de risco”, explicou a secretária da Educação, Ana Christina Oliveira.

Ana Christina Oliveira também falou que a Secretaria da Educação vai criar um Núcleo de Atendimento para atender aos alunos e familiares, visando aumentar o vínculo com a secretaria e propor ações de combate à violência e às drogas. Além disso, o serviço vai prestar auxílio vocacional e dar orientações sobre sexualidade, dentre outros serviços.

Vale salientar que o programa fará ainda 16 encontros no turno normal de aula, com disponibilização de material didático e realização de atividades paralelas.

Skip to content