Educação para além dos muros da escola: Estudantes da EJA participam do Festival Internacional VivaDança

Pela primeira vez, um grupo de estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA, pôde, finalmente, conhecer o teatro. Na última quarta-feira (24), eles realizaram esse sonho, durante o Festival Internacional VivaDança, em Salvador. A atividade teve por objetivo contribuir para o desenvolvimento das aprendizagens significativas, por meio da apreciação artístico-cultural. A ação também garante o direito dos estudantes ao exercício de sua cidadania cultural.

Segundo a Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Antonina Olímpia Pessoa, Missione Marques de Moura Reis, “a ida da turma da EJA ao Teatro, representou uma oportunidade única para os nossos alunos, sobretudo, porque para todos foi a primeira vez que entraram num Teatro. Para além disso, a experiência do espetáculo de dança despertou um sentimento de deslumbre, curiosidade e felicidade intensos! Entendemos e por várias vezes reiteramos em nossa prática pedagógica, que não basta apenas a sala, o quadro e o professor. A formação do nosso aluno precisa ser numa perspectiva holística, do todo, estético, intelectual, etc. Eles adoraram!”.

As turmas das escolas Vera Maria, localizada em São Bento, e Antonina Olímpia Pessoa da Silva, que fica na Roseira, assistiram “Nosotros”. Encenado na Sala do Coro do Teatro Castro Alves – TCA, o espetáculo conta a história de quatro amigos irmãos (canales, como se diz no México), em suas aventuras desventuras.

Já os estudantes da EJA do Instituto Municipal Luiz Viana Neto tiveram o privilégio de assistirem uma apresentação de dança oriunda da França: “Happi, la tristesse du roi” (Happi, a tristeza do rei, em português). Nela, o coreógrafo James Carlès apresenta um sólo de dança.

De acordo com a estudante da EJA Vanessa Maria Da Silva, aluna do Instituto, “em relação ao Viva Dança, teve sim uma influência muito boa para o meu conhecimento. Na peça foram tratadas várias formas de citações, entre elas o convívio social, a possibilidade de ajudar uns aos outros, relembrando também a Dança de Rua. Muitos provavelmente não observaram, mas na maioria do tempo eles não falavam e sim insinuavam com gestos. Amei!”

Para os estudantes da EJA das escolas Vera Maria, Antonina Olímpia Pessoa da Silva e Instituto Municipal Luiz Viana Neto, ter prestigiado o Festival Viva a Dança no Teatro Castro Alves e também no Teatro Vila Velha foi de grande encantamento e descobertas, já que em sua totalidade, nunca tinham ido a um teatro. Para os estudantes, o espetáculo foi de riqueza cultural pelo qual, através da dança, foi despertado novo olhar sobre as expressões do corpo, tendo a percepção de um espetáculo que conseguiu atrair a total atenção e interesse dos jovens, adultos e idosos presentes. Foi uma oportunidade fantástica para compreensão que aprendizagens são construídas dentro e fora do ambiente escolar, através das várias linguagens que englobam o processo de construção do saber”, considerou Márcia Mariño,que integra a gerência da EJA da SEDUC.

Aproveito para parabenizar a iniciativa da gestão municipal e da SEDUC que viabilizaram a ida dos alunos ao espetáculo. Que esse diálogo entre a sala de aula e as experiências no campo, para além dos muros da escola, se perpetuem em nossa rede!” acrescentou a Coordenadora Pedagógica da Antonina Olímpia.

Crédito fotográfico: Brisa Andrade e Luisa Calmon/Labfoto.