Empoderamento, charme e muita simpatia marcaram a 3ª edição do Concurso da Beleza Negra, realizado no Caípe

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Caípe, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes – SEDESE, promoveu na noite de ontem, 20 de novembro, a 3ª edição do Concurso da Beleza Negra. A comunidade se fez presente e participou ativamente da ação, que movimentou o bairro do Caípe com mais uma atividade que integrou a programação alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra.

Jovens da comunidade e de outras localidades desfilaram com muito charme, desenvoltura e beleza na passarela, usando traje afro, traje a rigor e esporte fino. Entre um traje e outro, aconteceram algumas apresentações musicais e de dança.

E quem esteve presente e acompanhou de perto esse momento de interação na comunidade foi o vice-prefeito Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe), o secretário de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE) Aloísio Oliveira, o secretário de Cultura (SECULT) Osman Ramos, a secretária de Planejamento (SEPLAN) Silmar Carmo, os vereadores Luís Alberto Santana Cruz (Luís de Nem), Mário Nogueira, Renato Costa Rosa Junior, Edcarlos de Almeida Vasconcelos (Pita de Gal) e Edgar Alves Celestino, além da superintendente da SEDESE, Daoana Sales, da superintendente da SEGOV, Edvanda Veras, do superintendente Helton Ferreira, da diretora do Departamento de Igualdade Racial, Tatiana Santana – representando a secretária de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude, Luciana Araújo e do tenente da Polícia Militar, Barros.

O coordenador do CRAS do Caípe, Vanderlei Nogueira, em seu pronunciamento, agradeceu a gestão municipal, a comunidade e a toda equipe de trabalho do CRAS. “Essa é uma noite muito especial, onde realizamos mais uma edição do Desfile da Beleza Negra. Além dessa ação, o CRAS trabalha durante todo o ano ações voltadas para o empoderamento do povo negro, sendo que em São Francisco do Conde mais de 90% da população é negra. Quero agradecer a toda gestão, ao prefeito Evandro Almeida, ao nosso vice-prefeito Nem do Caípe, a equipe do CRAS, aos vereadores e, em especial, aos moradores do Caípe, que participaram ativamente para a realização do desfile. Obrigado a todos!

Nessa perspectiva de empoderamento e agradecimentos, o vice-prefeito Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe) discorreu sobre as lutas enfrentadas diariamente contra o racismo e a discriminação. “O meu recado para todos vocês é que não desistam! O Dia Nacional da Consciência Negra deveria ser o Dia da Consciência Humana. Nossas vidas são cheias de desafios, mas jamais desistiremos, porque não somos covardes. Por mais barreiras que possam existir, não vamos baixar a cabeça. Eu já passei por muitas situações em que tentaram me colocar para baixo, mas nunca triunfaram sobre mim. Eu já estive vereador, presidente da Câmara, secretário e, hoje, estou vice-prefeito, então, eu digo a vocês que não desistam! Quero deixar aqui registrado o meu agradecimento ao prefeito Evandro Almeida, aos secretários e vereadores. Quero parabenizar também toda equipe da SEDESE e, em especial, a equipe do CRAS, onde, representada por Vanderlei, tem desenvolvido com muita competência um belíssimo trabalho aqui na comunidade“.

O secretário de Desenvolvimento Social e Esportes, Aloísio Oliveira, também rendeu elogios e agradecimentos. “Agradeço a Deus, a toda gestão municipal em nome do nosso prefeito Evandro Almeida e do nosso vice Nem do Caípe. Agradecer também aos vereadores e parabenizar a toda equipe do CRAS e da SEDESE. O meu agradecimento especial também aos voluntários da comunidade do Caípe. Não existe nada mais gratificante do que presenciar esse momento especial, que reúne as famílias franciscanas nesse desfile que é mais uma grande ação promovida pelo CRAS, dentre tantas outras importantíssimas para o fortalecimento de vínculos, integração e empoderamento. Esta é a terceira edição do Desfile da Beleza Negra e a cada ano tem se superado. Hoje é o Dia Nacional da Consciência Negra, mas temos que lutar todos os dias contra o racismo e qualquer tipo de discriminação“.

O vereador Luís de Nem também fez uso da palavra. “Quero agradecer e parabenizar a toda equipe do CRAS, porque eu sei das lutas que foram travadas e de todo o trabalho para a realização do desfile, isso mostra que juntos podemos fazer o que quisermos. Agradeço a todos vocês, ao prefeito Evandro Almeida e aos meus colegas vereadores“.

durante o evento também foram homenageadas algumas personalidades que muito contribuem para o desenvolvimento do trabalho que o CRAS realiza na comunidade do Caípe.

Confira os vencedores da 3ª edição do Desfile da Beleza Negra.

Categoria: Masculina

1º David Mercês Santos